Um fim de semana com decisões estaduais e filmes incríveis no cinema
Ler resumo da notícia

Nesse final de semana, entre as finais dos campeonatos estaduais, fui ao cinema duas vezes para assistir a filmes que estão estreando nesse começo de 2025, pós-Oscar.
Na sexta-feira, fui assistir ao filme inglês "Código Preto", do diretor Steven Soderbergh, com a magnífica atriz Cate Blanchett.
É um filme bem legal de assistir, porque é de espionagem, tipo 007, com uma boa trama de suspense e desconfianças. A gente fica o filme todo tentando descobrir qual é o personagem que está fazendo contraespionagem.
Cate Blanchett interpreta a espiã Kathryn, que é casada com o também espião George Woodhouse, interpretado pelo ator alemão Michael Fassbender, sendo acusada de trair o país, e o encarregado de descobrir a verdade é o próprio marido.
Tem um jogo de interesses bem intrigante nesse roteiro que deixa em dúvida quem é quem nessa traição. É um filme que te prende na trama e é muito legal de assistir, até porque fica cada vez mais raro encontrarmos filmes bons do gênero espionagem.

Já no sábado, fui assistir a um filme completamente diferente, muito complexo e profundo.
O filme "Pequenas Coisas Como Estas" está entre os melhores filmes do ano de 2025, dirigido por Tim Mielants, e tem como personagem central o respeitável comerciante de carvão Bill Furlong, interpretado pelo brilhante ator irlandês Cillian Murphy, vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Prêmio Screen Actors Guild e Bafta, todos como melhor ator pelo superpremiado filme "Oppenheimer".
A trama se passa em 1985, numa pequena cidade do interior da Irlanda, controlada pela Igreja Católica, quando Bill descobre segredos perturbadores relacionados a um convento da cidade.
Bill é filho de mãe solo, comerciante de carvão, e leva uma vida simples ao lado da mulher e cinco filhas.
No período do Natal, acaba encontrando uma garota escondida e, através dela, descobre o que se passa dentro do convento local, com as jovens mulheres que vivem ali.
A revelação de sua descoberta pode levar ele e sua família a enfrentar consequências morais e sociais diante de uma comunidade profundamente marcada pela influência da igreja e seus silêncios.
Eu fiquei preso, colado na poltrona do cinema, pela intensidade e desespero dessa história. Mexe muito emocionalmente com a gente porque implica na liberdade das mulheres e no preconceito que sofrem naquela pequena cidade.
O desempenho de Cillian Murphy está espetacular e me arrisco a dizer que "Pequenas Coisas Como Estas", assim como o próprio ator, são fortes candidatos às indicações para os prêmios de 2026.
Mas ainda tem muitos filmes para estrear, principalmente um sobre a máfia baseado numa história real de Frank Costello e Vito Genovese.

"The Alto Knights: Máfia e Poder" estreia nesta quinta-feira e conta a história do conflito entre Genovese e Costello, dois chefes concorrentes da máfia ítalo-americana, com Robert De Niro fazendo o papel duplo dos dois mafiosos.
De Niro e filmes de máfia foram feitos um para o outro.
Dirigido por Barry Levinson, que também ama dirigir filmes sobre a máfia, seja sério ou engraçado, como, por exemplo, "A Máfia Volta ao Divã", também com Robert De Niro e Billy Crystal.
Eu sou apaixonado por filmes de máfia e não preciso nem dizer que nesse próximo final de semana estarei em alguma sala de cinema da cidade para assistir a "The Alto Knights: Máfia e Poder".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.