Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fortaleza precisa vencer bem; Corinthians na Arena é capaz de tudo

O Fortaleza recebe o Corinthians nesta terça-feira (17), às 21h30 (de Brasília), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. O time do treinador Juan Pablo Vojvoda é favorito para vencer essa noite porque tem um time melhor, mais entrosado e está mais bem colocado no Campeonato Brasileiro.

O Fortaleza também é muito forte em casa na Copa Sul-Americana, porém, no último jogo contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, apesar de ter vencido por 1 x 0, o time paulista jogou melhor, e Pedro Raul e Yuri Alberto cansaram de perder gols. Portanto, não será tarefa simples o Fortaleza vencer bem o Corinthians.

Por que destaquei "vencer bem"? Simples. O Corinthians já provou, tanto na Copa do Brasil como na Sul-Americana, que vencê-lo só por um gol de diferença não está sendo suficiente para desclassificá-lo quando o segundo jogo é na Neo Química Arena. O Corinthians das copas é muito mais aguerrido, agressivo, voluntarioso e, com Rodrigo Garro em campo, sempre poderá acontecer algo bem interessante.

O tricolor cearense terá que fazer dois ou mais gols de diferença para vir para São Paulo na semana que vem menos preocupado com a pressão que a Fiel Torcida faz em todos os jogos na Arena. Claro que a torcida do Fortaleza lotará o Castelão hoje à noite e também criará um clima e uma energia muito positivas para o time se motivar e buscar uma boa vitória.

Ultimamente não está sendo fácil enfrentar o time treinado pelo Ramón Díaz. Até mesmo o Botafogo sofreu para conseguir vencer na última rodada do Campeonato Brasileiro. Vojvoda tem um time muito forte coletivamente e que sempre tenta colocar uma dinâmica intensa de jogo, atacando em bloco e com muita felicidade. Já Ramón tem uma equipe totalmente dependente da criatividade do Rodrigo Garro. Ele é o único jogador tecnicamente acima da média no elenco, pelo menos até Memphis estrear. Time por time, o Fortaleza é mais forte, mas o Corinthians das copas é supercompetitivo.

O problema maior para o Corinthians é que, se continuar disputando as duas copas, será quase impossível conseguir evitar uma queda para a Série B, que já está complicada por si só. As prováveis escalações são essas:

Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Hércules, Lucas Sasha, Yago Pikachu e Tomás Pochettino; Breno Lopes e Lucero.

Corinthians: Hugo Souza, Fagner, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele e Charles (José Martinez); Ángel Romero (Raniele), Rodrigo Garro e Talles Magno; Yuri Alberto.

Essas escalações saíram na imprensa como as prováveis. Eu colocaria José Martinez e Charles como volantes e não escalaria o Raniele, que ficaria no banco. É um time bem armado para agredir, principalmente no contra-ataque, caso encontre espaços nas costas da defesa do tricolor cearense. Vojvoda aposta em escalar uma equipe capaz de colocar o jogo em ritmo acelerado, porque, do meio para trás, o Corinthians tem uma equipe mais lenta.

Continua após a publicidade

Juan Pablo Vojvoda x Ramón Díaz: Sem dúvida, Vojvoda, aqui no futebol brasileiro, é um treinador melhor e muito mais vencedor que Ramón Díaz, além de ter um trabalho espetacular e longo no Fortaleza. A equipe é favorita para vencer esse jogo, mas só será também favorita para se classificar se vencer por dois ou mais gols. Caso contrário, coloco o Corinthians como favorito para disputar a semifinal da Copa Sul-Americana.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes