Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O Corinthians precisa fortalecer e completar o elenco urgentemente

Danilo Avelar comemora gol do América-MG sobre o Corinthians em jogo do Campeonato Brasileiro - Gilson Junio/AGIF
Danilo Avelar comemora gol do América-MG sobre o Corinthians em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Gilson Junio/AGIF

Colunista do UOL

03/06/2023 22h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians perdeu por 2 a 0 para o América-MG pelo Campeonato Brasileiro. Surpresa? Não. Nesses últimos anos, o maior problema do Corinthians sempre foi esse: ganha ou empata na Arena e perde fora de casa contra a maioria dos times, independentemente da classificação.

O time melhorou nos últimos jogos? Sim. Fez uma excelente partida contra o Galo pela Copa do Brasil e já havia vencido o Fluminense pelo Brasileiro jogando bem. Mas não foi o bastante para virar a chave, o que é normal porque não será de uma hora para outra que isso irá acontecer.

O Corinthians está por um fio na Copa Libertadores da América. Na minha opinião, não corre risco de cair no Brasileiro, mas será difícil ficar no G4. Mas na Copa do Brasil, depois da classificação heroica, jogando muito bem, está na briga como todos os outros times.

O Vanderlei precisa entender que não é porque amassou o Atlético-MG que virou um elenco espetacular. Muito pelo contrário, continua limitado e com as mínimas mudanças o rendimento cai. A urgência é fazer o time ficar competitivo jogando fora de casa porque essa oscilação é perigosa em todos os torneios.

O Yuri Alberto também está sendo um problema nesse momento porque continua não segurando a bola na frente e está numa fase que não consegue fazer gols de nenhum jeito, nem de pênalti como foi na Copa do Brasil. A diretoria está tentando contratar jogadores criativos para o meio-campo, mas precisa de uma alternativa para o Yuri. O elenco só tem um centroavante, que não marca há tempos, mas não conta com nenhum reserva. Isso é uma grande falha na formação desse elenco.

Outra grande dificuldade é que o Corinthians não conseguiu virar nenhum jogo. Só conseguiu empatar com o São Paulo, perdendo para todos os outros que marcaram antes: Botafogo, Flamengo, Argentino Juniors, Independiente del Valle, América-MG, Atlético-MG (Mineirão) e ainda tomou uma virada do Goiás. Um time que faz poucos gols dificilmente reage dentro da mesma partida e dessa maneira não chega a lugar nenhum.

Mas tem um detalhe importante: o rendimento contra o Atlético-MG mostra que o time pode ter um desempenho bem melhor do apresentado na maioria das vezes. O grupo precisa ser fortalecido e completado rapidamente porque tem muitas deficiências já há quatro anos.

Na próxima quarta-feira (7), encara o Independiente del Valle no Equador, pela Libertadores, e tenho muitas dúvidas se vale a pena levar o time totalmente titular para lá porque precisa começar uma reação no Brasileiro para não ficar sofrendo o campeonato inteiro.