Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que mais podemos dizer sobre Erling Haaland?

Haaland, do Manchester City, comemora gol sobre o Burnley na FA Cup - Clive Brunskill/Getty Images
Haaland, do Manchester City, comemora gol sobre o Burnley na FA Cup Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Colunista do UOL

18/03/2023 17h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Haaland é o melhor finalizador do futebol mundial, sendo que na grande maioria de seus gols só dá um toque na bola. Na vitória de hoje sobre o Burnley, pela Copa da Inglaterra, ele fez três gols e todos de primeira.

Com os gols deste sábado (18) ele alcançou a marca de 42 na temporada, se igualando a Cristiano Ronaldo, e está a dois gols de bater o recorde de um jogador da Premier League, que é de 42 do holandês Van Nistelrooy.

Ele pede a bola e não adianta o zagueiro estar na frente, pois ele se impõe com uma velocidade impressionante e com o porte físico privilegiado.

Não tem nenhuma dificuldade técnica para fazer gols porque tem uma frieza incrível e o mais importante é que simplifica a jogada. Ele prefere dar um tapa de primeira para fazer um gol do que tentar driblar o goleiro.

Está sempre bem colocado dentro da área, pegando a maioria dos rebotes, seja como for: rebatida do goleiro, de um zagueiro ou quando bate na trave. Pode ter certeza que Haaland estará sempre à espera da bola para mandá-la para as redes.

Ele, confiante como está agora, com moral e estando bem numa partida, ninguém consegue impedi-lo de marcar. Tanto que a pergunta que se faz na Inglaterra nesse momento é a seguinte: "Quantos gols Haaland fará na temporada toda?".

Conversando com amigos ligados ao Haaland lá no Reino Unido, dei o meu palpite. Uns dizem que fará 50, outros 54, mas para mim irá fazer 60 gols nessa temporada.

Ele é um predador implacável da grande área, não existe nenhum centroavante no futebol mundial que se aproxime de seu talento.

Acredito que Haaland e Mbappé dominarão o futebol mundial por muitos anos, com o Vinícius Jr. vindo na sequência.

O que dizer de um jogador que em dois jogos na semana consegue fazer 8 gols? É impressionante a volúpia, a concentração e o foco do Haaland para finalizar e sem ser um centroavante fominha.

Outra grande virtude é que numa partida, se ele chutar quatro bolas no gol, três vão entrar, ou seja, ele desperdiça pouquíssimas chances.

Ele se apresenta nas jogadas e mostra onde o seu companheiro precisa enfiar a bola para ir ao gol.

Kevin De Bruyne, Folden e Mahrez são os principais parceiros dele nessas jogadas, mas todos os outros também participam desse último passe.

Quando joga junto com o Julián Álvarez, eles conseguem dividir o espaço no ataque e se dão muito bem também.

Na minha opinião, o Guardiola não deveria ter tirado o Haaland na goleada por 7 x 0 no Leipzig, no meio de semana pela Champions, porque ele bateria o recorde do Messi.

E na Copa da Inglaterra, o City passaria tranquilamente para a próxima fase com ele ou sem ele.

De todas essas marcas que ele vem quebrando, a desse jogo contra o Burnley é uma das mais incríveis, porque chegou ao seu sexto hat-trick na temporada, que é o maior número de todos os campeonatos europeus.

Como escrevi no meio de semana, acredito que nessa Champions o time do Guardiola tem mais chances de pelo menos chegar à final porque agora tem um fazedor de gols.

Com ele em campo, o Manchester City aumentou muito o número de gols que fazia em outras temporadas.

Bom, foi mais uma goleada e dessa vez por 6 x 0, com três gols do Cometa Haaland, dois do Julián Álvarez e um do Palmer.

Além do Haaland, o Kevin De Bruyne também fez uma grande partida e parece que recuperou a boa forma no momento mais crucial da temporada.

Com o Manchester City jogando bem desse jeito e com um centroavante fantástico que não para de fazer gols, os seus torcedores têm todo o direito de sonhar com o título mais desejado que é a Champions League.