Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fora da Libertadores, Corinthians decide a temporada nos próximos oito dias

Jogadores do Corinthians no jogo contra o Flamengo, válido pelas quartas da Libertadores - Sergio Moraes/Reuters
Jogadores do Corinthians no jogo contra o Flamengo, válido pelas quartas da Libertadores Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Colunista do UOL

10/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sinceramente, esperava muito mais de Flamengo e Corinthians no Maracanã. Mas, mesmo assim, o time do Dorival Júnior foi muito superior ao do Vítor Pereira na vitória por 1 a 0.

Do lado do Rubro-negro, como sempre, se destacaram o Arrascaeta (que é um cracaço) e a dupla Gabriel e Pedro. Essa dupla, aliás, deveria fazer parte do grupo que irá para a Copa do Qatar, mas acho difícil o camisa 9 ir por ter um jeito que desagrada o Tite. Mas o Pedro, tenho quase certeza, fará parte da convocação.

Pedro é um grande centroavante, e mostrou em muitos momentos do jogo classe de sobra para jogar de costas para gol, com muita facilidade para o domínio, tanto com o peito como com os pés. Demonstrou mais uma vez alternativas para fazer gols. Dessa vez, foi se jogando para ir ao encontro da bola e de carrinho fazer o gol que garantiu a vitória ao Flamengo.

O Arrascaeta tem o número 14 nas costas, mas joga como um verdadeiro 10. Fez um golaço no jogo de ida e, no Maracanã, meteu uma bola de três dedos (trivela) espetacular para o gol do Pedro.

Achei que depois de fazer o gol, e da expulsão do Bruno Mendez, o time da Gávea fosse agredir mais e colocar o Corinthians em desespero. Dominou a partida, poderia ter feito mais um ou dois gols, e só não conseguiu graças ao Cássio. E, falando do melhor goleiro da história do Corinthians (na minha opinião), ele é o único que desde o começo da temporada vem segurando a barra.

Em oito dias, o time do Vítor Pereira vai decidir a temporada.

Já foi eliminado da Libertadores pelo Flamengo, no sábado joga em casa contra o Palmeiras e, se quiser continuar sonhando com o título do Brasileiro, precisa vencer esse jogo para diminuir a distância de seis pontos para três.

Na outra quarta-feira, tem o jogo de volta da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, contra o Atlético-GO, precisando tirar a diferença de dois gols. Só que o time de Goiânia vem cheio de moral depois de passar para a semifinal da Sul-Americana eliminando o Nacional de Montevidéu com Suárez e tudo, vencendo as duas partidas (1 a 0 no Uruguai e 3 a 0 em casa), numa classificação maiúscula desse bom time.

O Corinthians precisa reagir urgente, porque corre o risco de ficar só no Campeonato Brasileiro e sem chances de título, o que seria péssimo.

O Flamengo está caminhando forte em busca de lutar por tudo: já está na semifinal da Libertadores e, na outra semana, joga a classificação para a semi da Copa do Brasil contra o forte time do Athletico-PR do Felipão, o que não é uma tarefa fácil. Já alcançar o Palmeiras na liderança do Brasileiro, com uma diferença de nove pontos, acho improvável.

Para terminar, quero deixar claro que concordo totalmente com o texto do Menon sobre o chororô do Zico. O time do Abel Ferreira, além de ser uma equipe fortíssima mental, técnica e taticamente, pode ganhar jogos em qualquer tipo de grama. Já mostrou isso vencendo uma Libertadores contra o Santos, no Maracanã (que tem grama natural), e contra o Flamengo, no estádio Centenário, em Montevidéu — que alguns podem não acreditar, mas também tem grama natural.