Topo

Paulista - 2019

Corinthians pega Ponte Preta com time reserva, improviso e Boselli no banco

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

26/01/2019 04h00

O Corinthians encara a Ponte Preta com time alternativo às 19 horas (de Brasília) deste sábado (26), pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Como parte do planejamento deste início de temporada, o técnico Fábio Carille montou equipe reserva para tentar a primeira vitória do Alvinegro no ano. Quem ganha espaço com isso é Mauro Boselli, que deve ser relacionado para compor o banco de reservas e talvez faça sua estreia na Arena.

O argentino ainda não tem condições de jogar 90 minutos, mas pode ser utilizado em parte do jogo por Carille. Após atrasar seus treinos para resolver a mudança do México para o Brasil, Boselli agora vê Gustavo cumprir bem seu papel na função de centroavante, por isso começa o ano largando em desvantagem. A briga por posição no ataque, aliás, acaba de ganhar mais uma peça: Vagner Love.

Desde a pré-temporada a intenção de Carille já era usar o time considerado titular em duas partidas (São Caetano e Guarani) e então montar uma formação alternativa. A preocupação do treinador é quanto aos riscos de submeter os jogadores a uma maratona de jogos logo no início do ano, também por já ter um clássico contra o Palmeiras e uma série de decisões em fevereiro.

Na escalação alternativa, o zagueiro Léo Santos precisou ser deslocado para a lateral direita porque Michel Macedo sentiu lesão durante a semana. Outras novidades são as presenças de Araos e Thiaguinho, que ganham chance pela primeira vez neste ano - eles podem formar a linha de volantes do Corinthians caso Ralf não se recupere a tempo de um incômodo muscular. Pedro Henrique também ganha sua primeira oportunidade em jogo oficial, após ter marcado gol contra no amistoso de pré-temporada contra o Santos.

Apesar de alternativa, a escalação deste sábado mantém as ideias táticas de Carille: três criadores de jogadas para alimentar o centroavante. Pedrinho, Mateus Vital e Gustavo Silva devem compor o setor de armação, o que promete dar velocidade ainda não vista no time titular. Os três, aliás, foram os escolhidos para acelerar o jogo quando o Corinthians precisou correr atrás do placar nas duas partidas disputadas até aqui.

Retrospecto

O Corinthians leva a melhor de longe no confronto com a Ponte Preta. Em toda a história são 82 vitórias e 34 empates contra 30 derrotas sofridas para a equipe de Campinas. No último encontro, no entanto, o time do Parque São Jorge foi surpreendido no Pacaembu e estreou no Campeonato Paulista de 2018 com derrota por 1 a 0 - o goleiro Ivan defendeu um pênalti de Jadson neste jogo.

Ficha Técnica

Corinthians x Ponte Preta

Data: 26 de janeiro de 2019, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Miguel Caetano Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima

Corinthians: Cássio, Léo Santos, Marllon, Pedro Henrique e Danilo Avelar; Thiaguinho e Araos; Pedrinho, Mateus Vital e Gustavo Silva; Gustavo. Técnico: Fábio Carille.

Ponte Preta: Ivan, Luis Ricardo (Arnaldo), Renan Fonseca, Reginaldo e Diego Renan (Giovanni); Nathan, Edson, Tiago Real e Gerson Magrão; Hugo Cabral (Matheus Oliveira) e Thalles (Marlyson). Técnico: Mazola Júnior.