Topo

Paulista - 2019

O que faz Romero crescer em 2016 e virar sombra em titulares do Corinthians

Ángel Romero tem chance de ser titular em dia de equipe mista - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Ángel Romero tem chance de ser titular em dia de equipe mista Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/04/2016 06h00

Tite optou por cinco reservas e seis titulares para encarar o ainda vivo Novorizontino neste domingo, em Itaquera. Se para o Campeonato Paulista em si o jogo (16h de Brasília) não vale nada ao já líder Corinthians, para os jogadores é a possibilidade de ganhar lugar em um calendário marcado por jogos decisivos a partir das partidas seguintes. Nesse sentido, quem mais leva esperança de ganhar espaço é Ángel Romero. 

Autor de sete gols na temporada (cinco em jogos oficiais e dois na Flórida Cup), o paraguaio é reserva mas mesmo assim é o artilheiro do Corinthians em 2016. Com Lucca em momento de instabilidade nas partidas mais recentes e uma arrastada negociação para um novo contrato, Romero se torna a principal ameaça à titularidade dele. Foi justamente essa troca que Tite realizou na última quarta-feira e que treinou no sábado, com Ángel pelo lado esquerdo. 

A evolução de Romero a ponto de se tornar um jogador importante para o grupo está ligada a alguns fatores, e o mais importante deles, provavelmente, é Tite ter encontrado o espaço ideal. Essa mudança demorou, e por praticamente toda a temporada 2015 o paraguaio foi o reserva imediato de Vagner Love. Exatamente no clássico contra o São Paulo, na antepenúltima rodada do Brasileirão, o treinador corintiano alcançou essa conclusão. 

Durante o jogo marcado pela goleada de 6 a 1, Romero iniciou como centroavante, mas inverteu de posicionamento na medida em que Danilo sofria para acompanhar o lateral esquerdo Carlinhos. Já na ponta direita, o paraguaio fez dois gols, sofreu um pênalti e mudou, a partir daquele dia, seu status dentro do clube. 

O fato de ter recusado diversas propostas de transferência reforçou a ideia de que era um jogador com desejo de triunfar no Corinthians e que soube esperar oportunidades. Tite, então, deu a ele a chance de iniciar 2016 na equipe principal, absolutamente retalhada pela venda de seis jogadores titulares. Sempre pelos lados do campo, com liberdade para invadir a área em velocidade e arrematar, Romero se achou. Recentemente, o técnico foi questionado sobre a chance de usar o paraguaio contra o jejum de gols de André e Luciano, mas ratificou: não quer mais ele naquela função. 

Além do desmanche e da descoberta do melhor posicionamento, Romero também se sente mais à vontade no clube em 2016 pela chegada de outro paraguaio. Incansável defensor da contratação do irmão gêmeo Óscar Romero, o que não se concretizou, ele ganhou um compatriota de vestiário na aquisição do zagueiro Fabián Balbuena. "Os estrangeiros se sentem muito sozinhos no Brasil, e o Balbuena virou um companheiro do Ángel. Eles estão sempre juntos e acho que isso fez bem para os dois", explica Mauro da Silva, observador técnico alvinegro. 

Curiosamente, nas duas partidas recentes em que o Corinthians usou time misto, como fará neste domingo, Romero e Balbuena foram titulares e balançaram as redes. Foi assim no 4 a 0 sobre o Linense (dois gols do atacante e um do zagueiro) e no 2 a 1 contra a Ponte Preta (um gol de cada). Será que a dose se repete em Itaquera?

O Corinthians treinado por Tite e com 32 pontos jogará com: Walter, Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique; Danilo, Elias, Guilherme e Romero; Luciano. 

O Novorizontino, que tem 21 pontos, se classifica em caso de vitória e pode eliminar o Palmeiras, atuará com: Veloso; Domingues, Jéci e Luizão; Cléo Silva, Fahel, Michel, Pedro Carmona e César; Luiz Araújo e Roberto. O treinador é o ex-centroavante corintiano Guilherme Alves.