Topo

Palmeiras busca distância da zona de rebaixamento contra adversário direto

Palmeiras busca encerrar jejum de cinco partidas sem vitórias na temporada 2016 - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Palmeiras busca encerrar jejum de cinco partidas sem vitórias na temporada 2016 Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

25/02/2016 07h45

Mesmo número de pontos do primeiro time na zona de rebaixamento, em 12º lugar, com possibilidade de terminar a rodada no grupo do descenso do Paulistão. É nesse cenário que o Palmeiras enfrentará o XV de Piracicaba na noite desta quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), fora de casa - o adversário é o 17º colocado, com cinco pontos (um a mais que o time alviverde).

Mesmo na liderança do Grupo 2 do estadual, o Palmeiras vive um complicado início de competição. Depois de estrear com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP, o time alviverde acumulou três empates -- diante de São Bento (2 a 2), Oeste (0 a 0) e Santos (0 a 0) -- e uma derrota em pleno Allianz Parque, para o Linense (2 a 1).
O desempenho irregular faz com que o time do técnico Marcelo Oliveira chegue à partida desta quinta ameaçada de entrar na zona do rebaixamento. Em caso de uma nova derrota, o Palmeiras poderá terminar a rodada na 15ª colocação, sendo ultrapassado pelo próprio XV de Pitacicaba, Ituano (caso vença a Ferroviária) e Botafogo-SP.
A equipe de Ribeirão Preto tem mesma pontuação, mas um revés palmeirense por mais de um gol o deixaria com melhor saldo de gols. Vale lembrar que os seis clubes de pior campanha do Paulistão serão rebaixados, independentemente de sua colocação dentro dos grupos.
No tropeço diante do time de Lins, o Palmeiras entrou em campo com apenas dois atletas considerados titulares: Fernando Prass e Vitor Hugo. Nesta terça, o zagueiro admitiu que o clube precisa pensar também no Paulistão.
"Com dois campeonatos simultâneos, com importâncias diferentes, podemos ter pecado de ter focado mais na Libertadores, mas no nosso trabalho temos de entrar firmes em todos, sendo continental ou estadual. A Libertadores demora um pouco mais. O Paulista está passando, temos de nos ligar um pouco mais", disse o defensor.
Diante do XV de Piracicaba, o técnico Marcelo Oliveira optará pelos titulares, no mesmo esquema tático testado no clássico com o Santos. Apenas Zé Roberto, poupado, ficará fora -- o lateral será substituído por Egídio. Já o volante Matheus Sales dará lugar ao atacante Gabriel Jesus.
FICHA TÉCNICA
XV DE PIRACICABA x PALMEIRAS
Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP)
Data: 25 de fevereiro de 2016, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Evandro de Melo Lima
XV DE PIRACICABA: Bruno Brígido; Daniel, Fabio Sanches, Heitor e Lucas Pavone; Magal, Clayton, Gilsinho e Gerson Magrão; Fabinho e Rivaldinho. Técnico: Narciso
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Jean, Robinho e Dudu; Gabriel Jesus e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira