Palmeiras ainda não repetiu o time e já usou 24 jogadores no Paulistão
Quatro jogos oficiais na temporada, com a utilização de 24 atletas do elenco, sem a repetição dos 11 titulares. O Palmeiras manteve a base do time campeão da Copa do Brasil, mas ainda não conseguiu repetir o entrosamento dos últimos jogos de 2015.
Nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o técnico Marcelo Oliveira só não utilizou quatro jogadores da lista de inscritos do torneio: os goleiros Vagner e Vinícius Silvestre, além do zagueiro Edu Dracena, que está machucado, e o volante Gabriel, recuperado de lesão grave no joelho.
Somente dois atletas participaram de todos os confrontos: Fernando Prass e Vitor Hugo. Dos 24 jogadores que atuaram pelo estadual, 21 já começaram como titular em um dos quatro jogos — contra Botafogo, São Bento, Oeste e Linense.
O Santos, adversário da final da Copa do Brasil, por exemplo, repetiu o time nas três primeiras rodadas (diante de São Bernardo, Ponte Preta e Ituano). O técnico Dorival Júnior efetuou a primeira substituição neste sábado, contra o Novorizontino, com a entrada de Patito Rodríguez na vaga de Paulinho. No total, contando os reservas, 19 atletas santistas já entraram em campo.
Na véspera da derrota por 2 a 1 para o Linense, Marcelo Oliveira ressaltou que o Palmeiras já tem um time-base. E frisou que é preciso realizar mudanças pontuais, a fim de melhorar a produção.
"Como técnico tenho de observar o time e trocar pontualmente peças que possam fazer com que o time melhore. Às vezes você coloca dois três ou jogadores que estão oscilando e dá um novo aproveitamento .Temos uma base, estamos observando", disse o treinador.
Neste sábado, Marcelo optou por um time misto. A ideia foi poupar alguns jogadores para a estreia na Libertadores, na próxima terça-feira, diante do River Plate-URU, fora de casa. Dudu, Robinho, Barrios e Arouca sequer foram relacionados.
Base formada
O Palmeiras perdeu apenas um jogador do time que entrou em campo na segunda final da Copa do Brasil. O zagueiro Jackson não renovou contrato de empréstimo e retornou para o Inter. Marcelo testou três atletas para a posição nos jogos oficiais, depois da lesão de Dracena: Leandro Almeida, Roger Carvalho e Thiago Martins.
"O Vítor Hugo nunca tinha jogando com o Thiago Martins, sequer tinham treinado juntos. Íamos montar a zaga com Leandro e Thiago Martins, mas o Leandro sentiu um desconforto e tivemos que tirá-lo", explicou o treinador após a derrota deste sábado no Allianz Parque.
Esquema antigo
Marcelo manteve o mesmo esquema utilizado em 2015 ao escalar o time no 4-2-3-1. Apesar de na estreia do estadual, em Ribeirão Preto, ele ter optado por três zagueiros, no 3-4-3 durante a parte final do jogo, a tendência é que o jeito de atuar não mude nos próximos confrontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.