Topo

Palmeiras ainda não repetiu o time e já usou 24 jogadores no Paulistão

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

14/02/2016 11h00

Quatro jogos oficiais na temporada, com a utilização de 24 atletas do elenco, sem a repetição dos 11 titulares. O Palmeiras manteve a base do time campeão da Copa do Brasil, mas ainda não conseguiu repetir o entrosamento dos últimos jogos de 2015.

Nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o técnico Marcelo Oliveira só não utilizou quatro jogadores da lista de inscritos do torneio: os goleiros Vagner e Vinícius Silvestre, além do zagueiro Edu Dracena, que está machucado, e o volante Gabriel, recuperado de lesão grave no joelho.

Somente dois atletas participaram de todos os confrontos: Fernando Prass e Vitor Hugo. Dos 24 jogadores que atuaram pelo estadual, 21 já começaram como titular em um dos quatro jogos — contra Botafogo, São Bento, Oeste e Linense.

O Santos, adversário da final da Copa do Brasil, por exemplo, repetiu o time nas três primeiras rodadas (diante de São Bernardo, Ponte Preta e Ituano). O técnico Dorival Júnior efetuou a primeira substituição neste sábado, contra o Novorizontino, com a entrada de Patito Rodríguez na vaga de Paulinho. No total, contando os reservas, 19 atletas santistas já entraram em campo.

Na véspera da derrota por 2 a 1 para o Linense, Marcelo Oliveira ressaltou que o Palmeiras já tem um time-base. E frisou que é preciso realizar mudanças pontuais, a fim de melhorar a produção.

"Como técnico tenho de observar o time e trocar pontualmente peças que possam fazer com que o time melhore. Às vezes você coloca dois três ou jogadores que estão oscilando e dá um novo aproveitamento .Temos uma base, estamos observando", disse o treinador.

Neste sábado, Marcelo optou por um time misto. A ideia foi poupar alguns jogadores para a estreia na Libertadores, na próxima terça-feira, diante do River Plate-URU, fora de casa. Dudu, Robinho, Barrios e Arouca sequer foram relacionados.

Base formada

O Palmeiras perdeu apenas um jogador do time que entrou em campo na segunda final da Copa do Brasil. O zagueiro Jackson não renovou contrato de empréstimo e retornou para o Inter. Marcelo testou três atletas para a posição nos jogos oficiais, depois da lesão de Dracena: Leandro Almeida, Roger Carvalho e Thiago Martins.

"O Vítor Hugo nunca tinha jogando com o Thiago Martins, sequer tinham treinado juntos. Íamos montar a zaga com Leandro e Thiago Martins, mas o Leandro sentiu um desconforto e tivemos que tirá-lo", explicou o treinador após a derrota deste sábado no Allianz Parque.

Esquema antigo

Marcelo manteve o mesmo esquema utilizado em 2015 ao escalar o time no 4-2-3-1. Apesar de na estreia do estadual, em Ribeirão Preto, ele ter optado por três zagueiros, no 3-4-3 durante a parte final do jogo, a tendência é que o jeito de atuar não mude nos próximos confrontos.

"Temos de ter muita convicção para mudar. Qualquer sistema pode ser bom desde que todo mundo cumpra sua função. Podemos alternar sim, vamos ver essas possibilidades. Temos opções boas para isso", explicou o treinador na última sexta.


Mudanças das peças

Embora tenha mantido o esquema, Marcelo tem mudado bastante a formação dos volantes -- ele usou quatro formações diferentes no setor. Nos dois primeiros duelos, Thiago Santos foi escalado como titular. Primeiro, ao lado de Arouca. Depois, com Jean.
Diante do Oeste, Jean e Arouca atuaram juntos, Contra o Linense, Matheus Sales ganhou a primeira chance no Paulistão ao ser escalado com Thiago Santos. No meio-campo, houve o menor número de mudanças: Robinho, Dudu e Gabriel Jesus jogaram juntos três vezes. O trio Allione, Moisés e Rafael Marques enfrentou o Linense.
Marcelo ainda fez um rodízio na lateral esquerda e no ataque. Zé Roberto e Egídio foram titulares duas vezes cada, assim como Barrios e Alecsandro. Três jogadores só tiveram chances durante as partidas: os atacantes Erik e Cristaldo, além do meia Régis.