PUBLICIDADE
Topo

Paulista - 2019

De menino assustado a decisivo: relembre as três finais de Neymar no Paulistão

Neymar comemora um de seus três gols na vitória sobre o São Paulo, no Paulista-2012 - Leandro Moraes/UOL
Neymar comemora um de seus três gols na vitória sobre o São Paulo, no Paulista-2012 Imagem: Leandro Moraes/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

05/05/2012 06h00

Com apenas 20 anos, o atacante Neymar, principal estrela do Santos e do futebol brasileiro, disputará diante do Guarani neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, a quarta final consecutiva de Campeonato Paulista. Em três anos, o craque santista evoluiu tecnicamente, fisicamente e até em relação ao visual. De um menino visivilmente assustado na primeira decisão estadual, Neymar chega para enfrentar o time de Campinas com estatus de principal estrela do futebol brasileiro, e com chance de conquistar o tricampeonato paulista após vencer em 2010 e 2011. 

NERVOSISMO CONTRA RONALDO, ALGOZ CRISTIAN E 'AQUI NÃO' DE J. HENRIQUE

  • Fernando Santos / Folha Imagem / Arquivo Folha

    Em 2009, ainda sem moicano e com apenas 17 anos, Neymar sentiu a falta de experiência e não esconde que ficou nervoso em enfrentar o Corinthians de Ronaldo, que marcou um golaço de cobertura na Vila Belmiro, e ajudou o arquirrival do Santos a ficar com o título. A falta de experiência ficou evidente nos dois jogos. Além da presença de Ronaldo, Neymar reencontrou o Corinthians na final após ser intimidado na primeira fase pelo volante Cristian. A polêmica aconteceu no inicio da derrota santista por 1 a 0, no dia 22 de março de 2009, no Pacaembu. Próximo da lateral, o volante chegou forte para dividir a bola com Neymar, deixou a mão no rosto do jogador e ainda gritou com a revelação santista. Após ver o Fenômeno brilhar com dois golaços na vitória do Corinthians por 3 a 1, na Vila, no primeiro jogo da final, Neymar teve participação apagada na segunda e decisiva partida, e ainda voltou a ser intimidado. Jorge Henrique interceptou um drible do santista e gritou após o desarme: "aqui, não!" no empate por 1 a 1 no Pacaembu, que deu o título ao Corinthians.

PARCERIA COM ROBINHO, SUSTO COM LESÃO E O PRIMEIRO TÍTULO

  • Ricardo Nogueira/Folha Imagem

    Foi no Paulista de 2010 que Neymar teve a oportunidade de jogar com o se maior ídolo – Robinho. No entanto, antes de conquistar o primeiro título como profissional do Santos, o craque levou um susto na primeira partida contra o time do ABC. O atacante feriu-se ao cair na dividida e colocar o próprio dedo no olho direito. Houve um pequeno sangramento e o atleta chegou a perder momentaneamente a visão. Os médicos resolveram conduzi-lo imediatamente ao Hospital Albert Einstein para exames detalhados. O Santos ganhou o primeiro jogo por 3 a 2, mas Neymar não marcou nenhum gol. No entanto, Neymar estava recuperado da lesão no olho e foi fundamental para o Santos conquistar o título. O craque santista marcou dois gols – um deles um golaço em jogada individual e o segundo após receber passe de letra de Ganso. A equipe santista perdeu por 3 a 2, mas ficou com a taça por causa do regulamento

CRAQUE CONSOLIDADO, NEYMAR BRILHA CONTRA RIVAL E PROVOCA FRANGO

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Na terceira decisão de Paulista, Neymar entrou em campo respeitado e temido pelo arquirrival Corinthians após conquistar títulos e conquistar o estatus de principal estrela da seleção brasileira de Mano Menezes. Após empate sem gols no primeiro jogo no Pacaembu, o Santos venceu a segunda e decisiva partida por 2 a 1 na Vila Belmiro. Neymar fez o segundo após finalizar sem força dentro da área e ver o goleiro Julio César “levar um frango” ao deixar a bola passar. O craque santista tirou a camisa na comemoração e festejou o bicampeonato paulista com o torcedor na Vila Belmiro.