! Elano duela com Liedson na final para findar tabu na artilharia do Paulista - 07/05/2011 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Paulista
 
Folhapress

Liedson estreou no Paulista em fevereiro, quando Elano já tinha seis gols na competição

07/05/2011 - 07h00

Elano duela com Liedson na final para findar tabu na artilharia do Paulista

Bruno Thadeu e João Henrique Marques
Em São Paulo e Santos

Elano é caso raro no Campeonato Paulista de um meia na artilharia da competição. E para manter o posto, e tornar-se o primeiro jogador da posição a terminar como goleador desde Alex, do Palmeiras, em 99, os últimos obstáculos são os duelos decisivos contra o Corinthians de Liedson. O atacante divide a artilharia com o santista, com 11 gols cada.

ARTILHEIROS DO PAULISTA DESDE 99

Ano Jogador - Clube Gols
1999 Alex - Palmeiras 12
2000 França - São Paulo 18
2001 Washington - Ponte Preta 16
2002 Alex Alves - Juventus 17
2003 Luís Fabiano - São Paulo 18
2004 Vágner Love - Palmeiras 12
2005 Finazzi - América 17
2006 Nilmar - Corinthians 18
2007 Somália - São Caetano 13
2008 Alex Mineiro - Palmeiras 15
2009 Pedrão - Barueri 16
2010 Ricardo Bueno - Oeste 16

As participações dos artilheiros foram colocadas em dúvida ao longo da semana, mas ambos estão confirmados para o primeiro duelo à parte, em um dos maiores atrativos da final Estadual.

A desvantagem histórica para Elano é grande. De 99 para cá, apenas atacantes terminaram as 11 edições de Campeonatos Paulistas como artilheiros (ver tabela ao lado). Liedson quer manter a escrita.

O meia santista parecia ter caminho tranquilo rumo à artilharia da competição, teve início arrasador, e até a estreia do corintiano dia 9 de fevereiro, já tinha seis gols na competição. Liedson, no entanto, chegou até a ultrapassá-lo na tabele de goleadores.

Durante a ausência da dupla Ganso e Neymar no Santos no início do ano, Elano era presença constante no ataque. Com a chegada de Muricy Ramalho, o jogador foi recuado, passou a ter função de volante em campo, e chances de gols viraram raras. O único marcado sob o comando do novo técnico em cinco jogos que participou foi justamente no último deles, na semifinal do Paulista, diante do São Paulo.

“Quanto estava no começo da competição, sem o Paulo (Henrique Ganso) e o Ney(mar) fui me posicionado à frente. Agora, com o Muricy, meu papel é dar uma força maior para o Arouca e o Danilo. Fico preso, sem liberdade, só que não tem problema. Eu sempre joguei pelo time e consegui sucesso em minha carreira assim. Gols são conseqüência, e por isso não penso em artilharia, e sim no título”, garantiu Elano, recuperado de um edema na coxa esquerda, e confirmado para o clássico por Muricy.

RAIO-X DOS GOLS DE ELANO E LIEDSON

ELANO 4 gols de pênalti
3 gols de pé direito na área
2 gol de cabeça
1 gol de falta
1 gol de pé direito fora da área
LIEDSON 7 gols de pé direito na área
2 gols de pé direito fora da área
1 gol de pé esquerdo na área
1 gol de cabeça

A presença do concorrente Liedson também foi garantida após o treino de sexta-feira. O  atacante sofreu pancada no joelho esquerdo em choque com Paulo André no treinamento de quinta, foi preservado na atividade do dia seguinte, mas confirmado no clássico após o susto.

Elano e Liedson já deram uma mostra de como são importantes para suas equipes no clássico entre Corinthians e Santos na primeira fase do Paulista. Na ocasião, eles marcaram um gol cada para os respectivos times. O Corinthians levou a melhor na partida realizada no Pacaembu, e venceu por 3 a 1, graças a outros dois gols marcados por Fábio Santos.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host