Topo

Coritiba dá show no mata-mata do Estadual: 11 gols a favor e nenhum contra

Kleber Gladiador é o artilheiro do Campeonato Paranaense, com 13 gols - Divulgação/Coritiba
Kleber Gladiador é o artilheiro do Campeonato Paranaense, com 13 gols Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em São Paulo

25/04/2016 11h15

A campanha do Coritiba no Campeonato Paranaense, especialmente no mata-mata, impressiona. Terceiro colocado da primeira fase, com apenas um ponto a menos que os líderes Paraná e J. Malucelli, o time alviverde não sofreu um gol sequer e foi às redes 11 vezes nos quatro jogos de quartas e semifinais. É ainda, disparado, o dono do melhor ataque do torneio.

Até aqui, foram 37 gols em 15 jogos, sendo 26 na fase inicial, seis nas quartas, contra o Toledo, e cinco contra o PSTC, nas semifinais. E mais de 30% deles foram marcados por um só jogador: Kleber Gladiador, responsável por 13 gols do Coritiba na competição. Não à toa, o atacante é o artilheiro do Estadual com folga – e dificilmente perderá o posto até o fim do campeonato.

Agora, o Coritiba terá um clássico pela frente na grande decisão. No jogo válido pela primeira fase, venceu o Atlético-PR por 2 a 0 em plena Arena da Baixada, palco este que recebe a primeira partida da decisão, no próximo domingo, 1º de maio. O segundo e decisivo confronto acontece no Couto Pereira, dia 8 de maio, também um domingo.

E para encarar o arquirrival na final, o técnico Gilson Kleina já alerta para o que, segundo ele, será o fator mais importante para ficar com a taça: equilíbrio emocional.

“É inegável que a equipe do Coritiba cresceu muito no campeonato. Foram várias situações, é uma somatória. Mas clássico envolve emocional, a cidade. Temos que manter o foco, a concentração. Essa camisa é grande, quando chega ao final também tem um peso muito grande. É manter o emocional”, afirmou o treinador.

Para o primeiro jogo da decisão, Gilson Kleina ainda não sabe se poderá contar com o meia Juan, uma das principais peças do Coritiba nesta reta final de Campeonato Paranaense. O experiente jogador sofreu uma lesão muscular e aguarda o resultado dos exames para saber se terá condições de participar do duelo contra o Atlético-PR.