Guardiola iguala Carlos Bianchi e se torna 2º técnico tricampeão mundial

Do UOL, em São Paulo

O técnico Pep Guardiola entrou para a história do futebol neste sábado ao igualar o feito do argentino Carlos Bianchi e se tornar o segundo treinador tricampeão mundial com a vitória do Bayern de Munique sobre o Raja Casablanca por 2 a 0. Antes, o espanhol já havia levantado a taça em 2009 e 2011, ambas no comando do Barcelona.

Bianchi foi campeão mundial no comando do Vélez Sarsfield em 1994 e bicampeão com o Boca Juniors, em 2000 e 2003. As três conquistas aconteceram quando o título era disputado em apenas um duelo.

Já Guardiola venceu seus títulos no novo formato, com semifinal e final, deixou para trás Helenio Herrera, bicampeão com a Inter de Milão, Arrigo Sacchi, bicampeão com o Milan, Telê Santana, bicampeão com o São Paulo, Lula, bicampeão com o Santos, e Alex Ferguson, bicampeão com o Manchester United.

Outra personalidade do futebol que também tem três títulos mundiais é o ex-zagueiro Paolo Maldini, vencedor em 1989, 1990 e 2007, todas como jogador do Milan.

Em 2009, o primeiro título de Guardiola foi conquistado com uma vitória apertada sobre o Estudiantes, da Argentina, por 2 a 1. Messi marcou nos acréscimos.

Dois anos depois, a conquista veio com muito mais tranquilidade. No comando de um Barcelona avassalador, Pep viu seus comandados golearem o Santos por 4 a 0 na decisão no Japão e levantou o troféu pela segunda vez.

Já nesta temporada, o treinador 'ganhou' de presente a disputa do seu terceiro mundial. Depois de um ano sabático, Guardiola assumiu o Bayern de Munique já como campeão da Liga dos Campeões e com vaga no torneio do Marrocos assegurada.

E a terceira conquista veio sem sustos. Primeiro, derrotou o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 0 na semifinal e depois bateu o Raja Casablanca, donos da casa, por 2 a 0. 

O Bayern também se tornou tricampeão mundial neste sábado. O time alemão havia conquistado do título mundial em 1976, contra o Cruzeiro, e em 2001, com vitória sobre o Boca Juniors. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos