Com clima de Pacaembu, Corinthians tem 31 mil pessoas no estádio e fica atrás de Inter e SP

Bruno Freitas e Bruno Thadeu

Do UOL, em Toyota (Japão)

  • Flavio Florido/UOL

    Torcida do Corinthians tomou dois anéis do estádio de Toyota, no Japão

    Torcida do Corinthians tomou dois anéis do estádio de Toyota, no Japão

A propagandeada invasão corintiana impressionou em sua estreia, mas não foi suficiente para bater marcas brasileiras do Mundial de Clubes. Nesta quarta-feira, o jogo do Corinthians reuniu, no total, 31.417 pessoas no estádio de Toyota para a semifinal do torneio. O número, apesar de expressivo, não é maior do que aquele alcançado nas partidas de Inter e São Paulo na mesma fase da competição, em 2006 e 2005, respectivamente. Apesar disso, o clima foi de um verdadeiro Pacaembu do outro lado do planeta.

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No estádio de Toyota, o público corintiano que esteve presente não economizou nos gritos. Nem o frio de 4 graus intimidou o "bando de loucos".  

Posicionada na arquibancada atrás de um dos gols, a maior facção organizada do Corinthians comandou a festa como se estivesse em sua curva tradicional no Pacaembu. De lá nasceram os famosos gritos de guerra conhecidos dos alvinegros.

A melhor marca entre jogos de brasileiros desde que o atual formato do torneio foi adotado ainda é do Inter, que em 2006 reuniu 33.690 pessoas no estádio Olímpico de Tóquio para a partida com o mesmo Al Ahly [mas com mais simpatizantes japoneses do que gaúchos nas arquibancadas].

Logo atrás vem o jogo do São Paulo, com 31.510 pessoas em 2005, diante do Al Ittihad, também em Tóquio. A facilidade de acesso à capital do país asiático pode explicar, em parte, a marca de público nos dois casos.

Até hoje, o único time brasileiro que jogou em Toyota foi o Santos, no ano passado, que bateu o Kashiwa Reysol diante de um público de 29.173 pessoas, pouco a menos que o jogo do Corinthians.

A ressalva que se faz é que, nesta quarta-feira, os corintianos foram a esmagadora maioria do público total no Toyota Stadium.

Na final, a tendência é que o número de torcedores aumente, como acontece normalmente. No jogo que define o Mundial, a expectativa é que mais japoneses se interessem pela partida. O melhor público entre os brasileiros é do Santos x Barcelona do ano passado, com 68.166 espectadores em Yokohama, onde também acontecerá a final deste ano.

Até a semana anterior à viagem ao Japão, o Corinthians cogitava uma verdadeira invasão ao país asiático. O clube chegou a falar em 30 mil torcedores. O UOL Esporte apurou, no entanto, que pouco mais de dez mil vistos foram liberados para todo o Brasil nos últimos meses, número bem abaixo das expectativas mais animadas (leia a matéria completa aqui). 

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