Número de torcedores do Corinthians que viajaram do Brasil ao Japão não passa de 10 mil

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Soares/UOL

    Torcedores do Corinthians dominam Cumbica na despedida do time (03.dez.2012)

    Torcedores do Corinthians dominam Cumbica na despedida do time (03.dez.2012)

Se depender do número de torcedores que viajaram do Brasil para o Japão para acompanhar o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa, as direções do time alvinegro e da entidade máxima do futebol mundial vão se decepcionar: no máximo cerca de 10 mil torcedores corintianos viajaram ao Japão para o campeonato. O Corinthians divulgou que espera cerca de 30 mil torcedores acompanhando o time no mundial. Já a Fifa afirma que a expectativa é ter 20 mil corintianos em cada jogo do alvinegro paulistano no campeonato.

O Japão concedeu 10.434 vistos de curta duração em todo o Brasil nos meses de outubro e novembro. Este tipo de visto tem duração máxima de 90 dias. Ou seja, para estar no domingo (17) na final do torneio no Japão, o torcedor tem que ter tirado seu visto de entrada no país a partir do final de setembro. Antes disso não adiantava. Não estão contabilizados os vistos emitidos em dezembro, mas taxa de emissão caiu muito, de acordo com os oito consulados e escritórios do Japão no Brasil.

Para haver tempo hábil de assistir pelo menos à final do campeonato no domingo, o torcedor tem que dar entrada no pedido de visto até esta quarta-feira (12). Também não estão nessa conta os vistos de longa duração, concedidos para quem viaja com frequência ao Japão. Apesar disso, como nem todos os vistos de curta duração foram emitidos para corintianos, o número de torcedores que saíram do Brasil para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa não chega a 10 mil.

Local de origem

O consulado que mais emitiu vistos foi o de São Paulo, com 8.500. Destes, não é possível dizer quantos foram concedidos a corintianos. Em Brasília, foram emitidos 371 vistos em outubro e novembro. Destes, 300 foram para corintianos.

Já no consulado japonês em Recife, dos 226 vistos temporários concedidos no mesmo período, apenas 35 foram para corintianos que pediam permissão para entrar no Japão para acompanhar o time no campeonato futebolístico. O consulado japonês em Belém foi o que menos emitiu vistos temporários nestes dois meses, com 40 emissões.

Número é alto

De acordo com a Embaixada Japonesa, o número de vistos de curta permanência concedidos é acima da média. Em todo o ano de 2011, foram emitidos 16.652 vistos deste tipo. Também em todo o ano passado, o consulado do país em São Paulo emitiu 10.232 vistos temporários, pouco mais que os 8.500 concedidos apenas em outubro e novembro deste ano.

Além dos torcedores que vivem no Brasil, é esperada para os jogos do Corinthians no Japão uma grande quantidade de torcedores do time que vive no país e torcedores de outros países asiáticos, europeus e da Oceania. Em 2011, 210 mil brasileiros viviam no Japão. 

O Corinthians estreia no Mundial de Clubes da Fifa nesta quarta-feira (12), às 8h30, contra o time egípcio Al Ahly.

PARA CORINTIANOS, RIVAL AL AHLY É ILUSTRE DESCONHECIDO

UOL Cursos Online

Todos os cursos