UOL Esporte Futebol
 
Fahad Shadeed/Reuters

Em jogo emocionante, Messi fez o gol da vitória do Barça sobre o Estudiantes

19/12/2009 - 16h32

Na prorrogação, Messi dá o título do Mundial de Clubes ao Barcelona

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Lionel Messi passou 90 minutos sem grande destaque em campo. O atacante do Barcelona encontrou dificuldades para escapar da forte marcação do Estudiantes, na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, neste sábado, em Abu Dhabi. O empate por 1 a 1 com o Estudiantes, obtido de forma heroica, levou o jogo para a prorrogação. E foi no tempo extra que o argentino brilhou ao marcar o gol que deu o título do torneio à equipe espanhola.

DESTAQUES DA DECISÃO EM ABU DHABI

  • Marwan Naamani/AFP

    No primeiro tempo, o atacante Boselli deixou o Estudiantes em vantagem contra o Barcelona

  • Bernat Armangue/AP

    No fim do segundo tempo, Pedro empatou para
    o Barcelona e levou o jogo para a prorrogação

  • Bernat Armangue/AP

    Jogadores do Barcelona comemoram o título do Mundial de Clubes após virada emocionante

Em uma partida emocionante, o Barcelona arrancou o empate aos 43 minutos do segundo tempo, quando o Estudiantes se fechava na defesa para segurar o resultado. Com o gol de Messi, favorito a levar o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa, o time espanhol enfim conquistou o título mundial.

Nas duas oportunidades anteriores, o Barcelona perdeu para times brasileiros: São Paulo (em 1992) e Internacional (2006). O Estudiantes, que conquistou o Mundial Interclubes em 1968, perdeu sua terceira decisão de títulos mundiais.

"Ainda não demos conta do feito atingido com essa conquista, mas a medida que o tempo passa, vejo que será difícil outra equipe repetir", disse Messi, referindo-se ao sexto título obtido pelo time na temporada.

Com relação ao time que derrotou o Atlante por 3 a 1 na semifinal, o treinador Josep Guardiola fez quatro alterações. As principais foram as entradas de Messi e Henry, que ficaram no banco contra o time mexicano. Piqué e Keita também começaram entre os onze. Iniesta (machucado), Rafa Márquez, Pedro e Yaya Touré ficaram de fora. No Estudiantes, Cellay entrou na vaga de Nuñez.

Aos três minutos de jogo, o Estudiantes teve a primeira boa chance para marcar. Verón tocou para Pérez, mas o goleiro Valdés saiu do gol para bloquear a jogada. O Barcelona respondeu aos sete. Ibrahimovic tocou de letra para Xavi, que preferiu tocar em vez de chutar. A bola foi pela linha de fundo.

Diante da forte marcação feita pelo Estudiantes, principalmente em cima de Xavi e Messi, o Barcelona tocava a bola sem conseguir entrar na defesa adversária. Já o time de La Plata apostava em lançamentos longos na tentativa de pegar a zaga da equipe espanhola desprevenida. Por isso, as duas equipes praticamente não criaram chances de perigo.

Aos 26, após uma cobrança de escanteio, Verón bateu cruzado, mas mandou para fora. O árbitro mexicano Benito Archundia, que deixou de marcar algumas faltas, errou aos 32. Xavi recebeu dentro da área e foi derrubado pelo goleiro Albil; o juiz mandou o jogo seguir, causando reclamações dos jogadores do time espanhol.

MESSI: MELHOR DO MUNDIAL

O gol de peito marcado por Lionel Messi na prorrogação da final do Mundial de Clubes contra o Estudiantes, neste sábado, deu muito mais do que o título ao Barcelona. O tento encerrou com brilhantismo a participação do argentino na competição e lhe rendeu o título de melhor jogador.

O Estudiantes abriu o placar aos 37. Diaz levantou da esquerda, a bola passou por Puyol e Boselli, mesmo marcado por Abidal, conseguiu cabeceá-la para as redes. Sem conseguir espaços, o Barcelona encontrou muitas dificuldades para levar perigo à meta de Albil, que teve pouco trabalho nos primeiros 45 minutos.

Pressão do Barça

Na tentativa de deixar o Barcelona mais ofensivo, o treinador Josep Guardiola fez uma alteração para o segundo tempo: tirou o meio-campista Keita e colocou o atacante Pedro. Logo aos dois minutos, o time espanhol enfim assustou: Ibrahimovic chutou cruzado para fora, com perigo.

O Barcelona continuou a pressão, explorando jogadas pelo lado esquerdo. Ibrahimovic, aos seis, obrigou Albil a fazer boa defesa. Aos 14, Henry cruzou da esquerda, o goleiro do Estudiantes não pegou e Pedro não conseguiu desviar mesmo com o gol vazio.

A equipe espanhola passava a maior parte do tempo no campo de ataque e insistiu em cruzamentos para a área. Bem fechada, a defesa do Estudiantes levou a melhor na maioria dos duelos pelo alto. Pedro tentou uma jogada individual aos 23; Albil triou com as pernas.

Aos 30, Daniel Alves levantou, Piqué tentou o toque e Albil desviou pela linha de fundo. Três minutos depois, Ibrahimovic, livre, cabeceou mal e perdeu boa chance. Na base da raça, o Barcelona foi para o tudo ou nada nos minutos finais e acabou recompensado.

Quando o jogo parecia definido, o clube espanhol igualou aos 43. Piqué desviou uma bola levantada para a área e Pedro, também de cabeça, encobriu Albil para igualar e levar a partida para a prorrogação.

No tempo extra, Messi apareceu aos três minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta perigosa por cima do travessão. Aos seis, o atacante argentino mandou para fora após boa jogada de Ibrahimovic pela esquerda. O Estudiantes se limitava a se defender.

Na segunda etapa, saiu a virada do Barcelona. Aos quatro minutos, Daniel Alves cruzou da direita e Messi, com o peito, marcou o gol do título. O Estudiantes ainda tentou encontrar forças para reagir, mas então foi a vez de a defesa blaugrana se destacar para assegurar o resultado e a festa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host