Topo

Após reunião, FMF mantém clássico Cruzeiro x Atlético-MG para este domingo

Clássico mineiro está confirmado para ser realizado às 11h deste domingo - Divulgação/SECOPA
Clássico mineiro está confirmado para ser realizado às 11h deste domingo Imagem: Divulgação/SECOPA

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2019 23h43

A Federação Mineira de Futebol cogitou adiar o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, marcado para às 11h deste domingo, mas divulgou uma nota oficial para confirmar a realização da partida. Por causa do rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, a entidade se reuniu para discutir a possibilidade de adiar o maior jogo do estado, mas optou por manter o clássico mineiro, assim como todos os outros jogos da terceira rodada do estadual.

Mais cedo, também neste sábado, o presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara, sugeriu, via assessoria de imprensa do clube, que o clássico fosse adiado, alegando falta de clima. O Cruzeiro não cogitou fazer o mesmo, e utilizou suas redes sociais para reforçar o comparecimento do seu torcedor ao Mineirão. Mais de 44 mil pessoas já estão garantidas.

Os torcedores que comparecerem ao Mineirão poderão prestar apoio aos prejudicados pela tragédia em Brumadinho. Nas esplanadas norte e sul do estádio, carretas estarão posicionadas para receber donativos a partir das 8h até às 12h. Além disso, o Cruzeiro já se comprometeu a doar R$50 mil da renda a ser obtida com a bilheteria do jogo. Além disso, o Instituto 5 Estrelas também doará R$20 mil para o amparo dos animais assolados pelo desastre ocorrido na tarde da última sexta.

Abaixo, confira a nota oficial da Federação Mineira:

A Federação Mineira de Futebol lamenta profundamente a tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho na data de ontem, se solidariza com as
vítimas e familiares, torce para que as pessoas desaparecidas sejam encontradas com vida e espera que as responsabilidades sejam efetivamente apuradas.

Compartilhamos do sentimento de revolta e consternação de todo povo mineiro e concordamos que o ambiente para a realização do maior clássico do país não é o desejado.

Entretanto, a FMF, enquanto Entidade de Administração do Desporto, tem a obrigação de zelar pela correta realização do Campeonato Mineiro SICOOB 2019, além de evitar que seus clubes sofram prejuízos que afetem não só este, mas outros campeonatos.

Assim, após intensa reflexão e análise, concluímos pela impossibilidade de se adiar o clássico agendado para amanhã, dia 27.01.2019, pelas eguintes razões:

i) De acordo com os calendários da CONMEBOL e CBF, a única data destinada aos Campeonatos Estaduais disponível é a do dia 02.03.2019 (sábado de Carnaval). Entretanto, antes mesmo da realização do Conselho Técnico do Campeonato, houve uma solicitação da Polícia Militar para que não fossem realizados jogos durante o Carnaval, devido à alta demanda de foliões na cidade de Belo Horizonte, o que poderia comprometer a segurança da população.

ii) Além disso, a remarcação da partida para esta data afetaria profundamente a programação de ambas as equipes em relação ao calendário da Copa Libertadores da América. Tanto que, antes da elaboração da tabela, Cruzeiro e Atlético solicitaram formalmente que o clássico fosse realizado nesta rodada (3ª).

Desta forma, estamos providenciando junto ao Mineirão e aos clubes que sejam realizadas ações efetivas de apoio às vítimas da tragédia, para que possamos transformar essa partida em um momento de união e solidariedade.