Topo

Fred deverá rever Atlético um ano após saída, e segue como pivô de polêmica

Após cinco clássicos de fora, Fred finalmente deverá enfrentar o ex-clube e hoje rival - Pedro Vale/AGIF
Após cinco clássicos de fora, Fred finalmente deverá enfrentar o ex-clube e hoje rival Imagem: Pedro Vale/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/01/2019 04h00

Desligado do Atlético-MG no dia 22 de dezembro de 2017 e anunciado como jogador do Cruzeiro no dia seguinte, o atacante Fred finalmente está perto de jogar um clássico contra seu ex-clube. Mais de um ano se passou desde que trocou de rival, mas as lesões o impediram de reviver o maior jogo do estado. Contudo, mesmo apesar de estar recuperado fisicamente, fora das quatro linhas Fred segue como pivô da briga judicial entre Galo e Raposa sobre o pagamento ou não dos R$ 10 milhões referentes à sua transferência.

Fred foi a grande contratação do Cruzeiro para a temporada de 2018, mas o primeiro dos seus três anos previstos na Toca foram pouco aproveitados devido à uma lesão grave. Na estreia da Libertadores, o camisa 9 se machucou contra o Racing. Quando voltou aos gramados, lesionou o joelho direito, que desta vez o deixaria de molho por seis meses. O atacante só saiu do departamento médico no mês de outubro, mas naquela altura, o Cruzeiro já havia jogado todos os cinco clássicos contra o Galo na temporada.

Além dos clássicos, Fred perdeu decisões importantes do ano passado, como as partidas da Libertadores e da Copa do Brasil. Na reta final do Brasileirão, o atacante já estava recuperado, mas recebeu um tratamento especial dos médicos e foi escalado em jogos pontuais para minimizar qualquer chance de uma nova lesão. Em campo, deixou uma impressão positiva e prometeu voltar voando em 2019.

Agora, Fred está recuperado e, ao que tudo indica, deverá ser um dos titulares de Mano às 11h do próximo domingo. No primeiro jogo-treino da temporada, o atacante sofreu uma pancada no nariz e precisou ser operado, mas o choque não o impediu de voltar rapidamente aos gramados. Na última quarta-feira, o atacante desistiu de usar a máscara que usava para proteger o nariz e saiu de campo queixando-se da falta de ritmo, mas isso não deverá ser problema para o próximo jogo no Mineirão.

Se Fred está cada vez mais próximo de enfrentar o rival e ex-clube, o que ainda não parece ter um desfecho é a briga judicial entre Atlético e Cruzeiro sobre a multa de R$ 10 milhões, colocada pela entidade alvinegra caso o jogador deixasse a equipe e se transferisse para o rival, o que acabou acontecendo.

A novela também dura mais de um ano e já conta com vários capítulos. O último deles foi favorável ao Galo. Há pouco mais de um mês, a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da CBF, julgou o caso e condenou o atleta (e o Cruzeiro, que entrou como devedor solidário) a pagar o valor da multa. O clube celeste avisou que irá recorrer de todas as formas possíveis, aumentando o mistério e deixando ainda mais definido o futuro do caso.

Clássicos perdidos por Fred desde que chegou ao Cruzeiro:

Atlético 0 x 1 Cruzeiro - 9ª rodada do Mineiro 2018
Atlético 3 x 1 Cruzeiro - Final do Mineiro 2018 (ida)
Cruzeiro 2 x 0 Atlético - Final do Mineiro 2018 (volta)
Atlético 1 x 0 Cruzeiro - 6ª rodada do Brasileiro 2018
Cruzeiro 0 x 0 Atlético - 25ª rodada do Brasileiro 2018