UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
06/02/2011 - 21h32

Estreante André Dias dá vitória ao Cruzeiro sobre Villa Nova no final

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com um gol do estreante André Dias, o Cruzeiro venceu o Villa Nova, por 1 a 0, neste domingo, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, em jogo difícil pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Bastante pressionado pelo adversário, o time celeste conseguiu marcar apenas aos 41min e agora divide a liderança da competição com o arquirrival Atlético.

Eufórico com o gol decisivo, André Dias tropeçou nas palavras ao falar do feito nesta noite. "Bom demais da conta, como dizem os mineiros. Eu sempre digo, sou atacante, mas antes de querer ser artilheiro eu quero o sucesso do meu time. Felizmente, com um gol meu, o time nosso pôde sair campeão", disse o atacante, em entrevista a Rádio Itatiaia.

A partida foi marcada pelas atuações dos goleiros, principalmente Vagner, do Villa Nova, que fez grandes defesas, especialmente no primeiro tempo quando foi mais exigido. Só não segurou a bola de André Dias. Fábio, que segurou uma cabeçada à queima-roupa no segundo, evitou o pior para Cruzeiro.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
1min - Gilberto avança pela esquerda e cruza na segunda trave. Thiago Ribeiro chuta cruzado, porém, Carciano tira a bola em cima da linha
12min - Palermo recebe na intermediária, ajeita e arrisca de longe. O tiro sai forte, no canto esquerdo de Fábio, que cai bem e espalma pela linha de fundo
35min - Wellington Paulista parte em velocidade pela ponta direita e cruza rasteiro para Montillo. O atacante chuta com o pé esquerdo e Vagner faz outra boa defesa
41min - A bola sobra para Wellington Paulista que solta a bomba na pequena área. Vagner defende no susto e espalma pela linha de fundo
SEGUNDO TEMPO
17min - Falta na ponta esquerda, o Villa lenta na área celeste e Gedeon sobe livre para cabecear no canto esquerdo de Fábio, que defende de forma incrível
31min - Gedeon vê Fábio adiantado e arrisca do circulo central. A bola passa por cima, perto do gol de Fábio
36min - Dudu avança pela intermediária e sofre falta de Carciano. O zagueiro leva o segundo amarelo e é expulso de campo
41min - GOOOLLL DO CRUZEIRO! Wallyson faz a jogada pela direita, sai de dois marcadores, entra na área e toca para trás. André Dias chega de frente para o gol e toca longe do alcance do goleiro

No duelo com o ex-capitão celeste Wilson Gottardo, que faz sua estreia como treinador, o Cruzeiro encontrou dificuldade para superar o Villa Nova, que criou várias chances no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao gol e acabou castigado no final.

No próximo sábado, Cruzeiro e Atlético fazem o clássico, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas,  válido pela terceira rodada do Mineiro.

O Villa Nova, que permaneceu com um ponto e encerrou a rodada em oitavo lugar, enfrenta o Funorte, no domingo 13, em Montes Claros, no Norte de Minas.

Mais cedo ocorreu outro jogo pela segunda rodada. No Triângulo Mineiro, o América de Teófilo Otoni surpreendeu o Uberaba e venceu por 5 a 3.

O jogo

O primeiro tempo foi bastante movimentado em Nova Lima. Cruzeiro e Villa Nova criaram oportunidades de gol, mas o placar não saiu do 0 a 0 na etapa inicial. O goleiro Vagner, do time da casa, foi um dos destaques, com defesas decisivas.

Com um minuto de bola rolando, o Cruzeiro teve sua chance da primeira etapa. Gilberto desceu pela esquerda e cruzou na medida para Thiago Ribeiro. O atacante bateu de primeira na bola e superou o goleiro, porém o zagueiro Carciano cortou em cima da linha.

O Villa Nova respondeu com o argentino Palermo, aos 12min. O meia arriscou de longe, mas acertou um forte de chute no canto esquerdo. Fábio, em colocado, pulou a tempo e mandou a bola para escanteio.

O Cruzeiro foi superior no primeiro tempo e criou outras boas chances para abrir o placar, mas parou nas defesas de Vagner. O goleiro do Villa Nova defendeu duas finalizações seguidas de Montillo. Aos 28min, o argentino, em jogada individual, arriscou de fora da área. Aos 35min, Thiago Ribeiro cruzou da direita e o meia desviou para a defesa do arqueiro.

Wellington Paulista também parou no goleiro adversário. Aos 36min, o atacante aproveitou vacilo da defesa do Villa Nova e entrou livre, mas chutou em cima de Vagner. Aos 42min, o centroavante celeste pegou uma bola mal cortada e soltou a bomba, mas o arqueiro fez grande defesa.

No segundo tempo, o Villa Nova voltou melhor e passou a pressionar o Cruzeiro, que caiu de rendimento e ficou encurralado pelo adversário. Logo na saída de bola, Pablo recuou mal uma bola para Fábio, que precisou agir rápido para evitar o pior.

Com uma postura mais ofensiva, o Villa Nova conseguiu dominar o Cruzeiro. Aos 18min, numa cobrança de escanteio da esquerda, Gedeon cabeceou na cara do gol e Fábio fez grande defesa. A pressão do time da casa permaneceu.

O Cruzeiro conseguiu levar perigo aos 25min, em cobrança de falta na entrada da área com Montillo, que no entanto parou na boa defesa de Vagner.

André Dias, que entrou no segundo tempo e fez sua estreia pelo Cruzeiro, aproveitou boa jogada de Wallyson, que também saiu do banco, para marcar o gol da vitória.

Ficha da Partida

Villa Nova-MG Villa Nova-MG Técnico: Wilson Gottardo
1. Vagner
2. Alex Santos
3. Bruno Lourenço
4. Carciano
6. Radar
5. Dudu Araxá
7. Ricardo Bóvio
16. Marquinhos
8. Gedeon
10. Palermo
11. Allan
9. Paulo
14. Heitor
0 1
Cruzeiro Cruzeiro Técnico: Cuca
1. Fábio
2. Pablo
17. André Dias
3. Léo
4. Gil
6. Diego Renan
5. Leandro Guerreiro
8. Henrique
7. Gilberto
10. Montillo
11. Thiago Ribeiro
18. Wallyson
9. Wellington Paulista
16. Dudu

Data: 06/02/2011 - 19h30

Local: Penidão

Ãrbitro: Alício Pena Júnior

Auxiliares: Marconi Helbert Vieira e Janette Mara Arcanjo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host