Empolgada com as contratações de 10 reforços, a torcida do Atlético-MG assistiu, de longe, a estreia no Campeonato Mineiro e viu o time começar com vitória sofrida a temporada 2011. A equipe atleticana venceu, de virada, o Funorte, por 2 a 1, no estádio José Maria Melo, em Montes Claros, na noite deste domingo.
PRIMEIRO TEMPO |
7 min - Ricardinho faz passe na grande área, Renan Oliveira chuta cruzado, mas o goleiro Raphael Barrios faz a defesa |
16 min - O zagueiro Réver cabeceia e obriga o goleiro Raphael Barrios a fazer a defesa |
29 min - GOOOLLL DO FUNORTE!!! O lateral-esquerdo Stanley recebe passe de Peter e acerta chute potente, para colocar o time da casa à frente do marcador |
47 min - Após cobrança de escanteio, Diego Tardelli tenta aproveitar o rebote, de esquerda, mas erra o alvo |
SEGUNDO TEMPO |
8 min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Magno Alves, aproveitando rebote do goleiro Raphael Barrios, após chute de Wesley, que recebeu passe de Diego Tardelli |
18 min Diego tardelli arrisca chute, bem defendido pelo goleiro Raphael Barrios |
24 min - Renan Oliveira tenta o chute de fora da área, mas pega por baixo na bola e manda por cima do travessão |
35 min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Diego Tardelli converte cobrança de pênalti sofrida por Wesley |
O time atleticano perdeu o primeiro tempo, por 1 a 0, mas na etapa final, com cinco reforços atuando, conseguiu reagir e chegar ao triunfo, com um gol de pênalti, marcado por Diego Tardelli. As mudanças feitas por Dorival Júnior no intervalo, com as entradas dos estreantes Magno Alves e Wesley foram decisivas.
Magno Alves marcou o gol de empate e Wesley sofreu o pênalti, convertido por Tardelli. Apesar de ser estreante na Primeira Divisão do Mineiro, o Funorte, que teve Anderson Mendes expulso, deu muito trabalho ao Atlético-MG.
Dos 10 reforços, apenas o volante Richarlyson e o atacante Jobson começaram como titulares. O jogador emprestado pelo Botafogo, no entanto, atuou apenas o primeiro tempo, já que foi substituído por Magno Alves, outro recém-contratado. Também no intervalo, Dorival Júnior promoveu mais uma estreia: o meia-atacante Wesley, que entrou na vaga de Rafael Cruz, com Serginho sendo deslocado para a lateral direita
Com as mudanças, Dorival Júnior optou por uma escalação bastante ofensiva, com apenas um volante de ofício, Richarlyson, além de Ricardinho que também pode exercer a função e quatro jogadores ofensivos: Renan Oliveira, Wesley, Diego Tardelli e Magno Alves. E o Atlético-MG conseguiu chegar ao empate. O time atleticano teve desempenhos distintos nos dois tempos. Foi mal no primeiro e melhorou bastante na etapa final.
A partida começou truncada. A bola quicava muito, em função do gramado do estádio José Maria Melo, que não é dos melhores. Como era de se esperar, os dois times desempenhavam as funções que cabiam a eles, em função da diferença de estrutura e também de objetivos. Mesmo jogando como visitante, o time atleticano buscava o ataque, enquanto o Funorte se defendia e tentava os contra-ataques, sem muita ambição.
O Atlético-MG tentou aproveitar, no começo, o nervosismo do adversário, estreante na Primeira Divisão do futebol mineiro. Mas não conseguiu. O time de Dorival Júnior tinha dificuldades para superar a defesa da equipe da casa e quando conseguia, Raphael Barrios fez as defesas. Com o passar do tempo, o Funorte começou a se arriscar na frente.
Nos primeiros 25 minutos, cada equipe havia finalizado três vezes, sendo que o Atlético-MG acertou o alvo, mas esbarrou no goleiro Barrios, enquanto o time de Montes Claros não havia acertado o alvo. Mas, aos 29 min, o lateral-esquerdo Stanley acertou belo chute, de longe, vencendo o goleiro Renan Ribeiro e abrindo o marcador para o time local.
Se o Atlético já não se apresentava bem, após sofrer o gol, desarticulou-se totalmente. Tentou se lançar ao ataque para buscar o empate, mas sem nenhuma organização. Além disso, erra passes demais. Por tudo isso, se expunha aos contra-ataques do Funorte, que criou chances para chegar ao segundo gol, mas esbarrou nas falhas de conclusão dos seus atacantes.
O lateral-esquerdo Leandro viu o Atlético bem no primeiro tempo. “Foi mérito do lateral deles que acertou um chute. A equipe estava bem, mantendo a pressão, a equipe nossa chegando mais ao ataque, mas o lateral deles acertou bel chute”, avaliou. Réver, por sua vez, considerou vacilo do time atleticano na marcação. “A gente deixou o lateral passar, mas vamos voltar mais atentos para o segundo tempo”, comentou o zagueiro.
Com o time bastante alterado, em função das entradas de Wesley e Magno Alves nos lugares de Rafael Cruz e Jobson, o Atlético-MG tentou, desde o começo da etapa final, empatar a partida. E conseguiu aos 8 min, por meio de Magno Alves, que aproveitou rebote do goleiro Raphael Barrios, que não conseguiu segurar firme o chute de Wesley, dois jogadores que tinham entrado pouco tempo antes em campo.
Com a igualdade, o Atlético-MG partiu para cima do Funorte em busca da virada. O time da casa ficou acuado, enquanto a equipe da capital pressionava, utilizando a velocidade como sua principal estratégia. O goleiro Raphael Barrios foi bastante exigido e em outros lances faltou um pouco mais de pontaria para o time visitante chegar à vitória.
A quinta estreia oficial foi a do meia-atacante Mancini, que substituiu a Renan Oliveira, aos 30 min do segundo tempo. O Atlético-MG chegou à vitória, aos 35 min, com gol de Diego Tardelli, cobrando pênalti. No lance, o zagueiro Anderson Mendes foi expulso.
FUNORTE 1 X 2 ATLÉTICO-MG
Funorte
Raphael Barrios, Anderson Silveira, Anderson Mendes,Vinicius e Stanley (Fabricinho); Marcelino, Anderson Toto, Pedrinho e Peter (Gabriel); Dandão e Ualisson Mineiro
Técnico: Wagner Oliveira
Atlético-MG
Renan Ribeiro; Rafael Cruz (Wesley), Werley, Rever e Leandro; Serginho, Richarlyson, Ricardinho e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Jobson (Magno Alves)
Técnico:Dorival Júnior
Data: 30/1/2011 (domingo)
Local: estádio José Maria Melo, em Montes Claros (MG)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)
Público: 4.900 pagantes
Renda: R$ 157.850
Cartões amarelos: Réver (A), Anderson Mendes (F), Dandão (Funorte), Vinícius (F)
Cartões vermelhos: Anderson Mendes (F)
Gols: Stanley, aos 29 min do primeiro tempo; Magno Alves, aos 8 min, Diego Tardelli, aos 35 do segundo tempo
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas