UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
30/01/2011 - 21h33

Com destaque para estreantes, Atlético-MG vence o Funorte, de virada

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Empolgada com as contratações de 10 reforços, a torcida do Atlético-MG assistiu, de longe, a estreia no Campeonato Mineiro e viu o time começar com vitória sofrida a temporada 2011. A equipe atleticana venceu, de virada, o Funorte, por 2 a 1, no estádio José Maria Melo, em Montes Claros, na noite deste domingo.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
7 min - Ricardinho faz passe na grande área, Renan Oliveira chuta cruzado, mas o goleiro Raphael Barrios faz a defesa
16 min - O zagueiro Réver cabeceia e obriga o goleiro Raphael Barrios a fazer a defesa
29 min - GOOOLLL DO FUNORTE!!! O lateral-esquerdo Stanley recebe passe de Peter e acerta chute potente, para colocar o time da casa à frente do marcador
47 min - Após cobrança de escanteio, Diego Tardelli tenta aproveitar o rebote, de esquerda, mas erra o alvo
SEGUNDO TEMPO
8 min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Magno Alves, aproveitando rebote do goleiro Raphael Barrios, após chute de Wesley, que recebeu passe de Diego Tardelli
18 min Diego tardelli arrisca chute, bem defendido pelo goleiro Raphael Barrios
24 min - Renan Oliveira tenta o chute de fora da área, mas pega por baixo na bola e manda por cima do travessão
35 min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Diego Tardelli converte cobrança de pênalti sofrida por Wesley

O time atleticano perdeu o primeiro tempo, por 1 a 0, mas na etapa final, com cinco reforços atuando, conseguiu reagir e chegar ao triunfo, com um gol de pênalti, marcado por Diego Tardelli. As mudanças feitas por Dorival Júnior no intervalo, com as entradas dos estreantes Magno Alves e Wesley foram decisivas.

Magno Alves marcou o gol de empate e Wesley sofreu o pênalti, convertido por Tardelli. Apesar de ser estreante na Primeira Divisão do Mineiro, o Funorte, que teve Anderson Mendes expulso, deu muito trabalho ao Atlético-MG.

Dos 10 reforços, apenas o volante Richarlyson e o atacante Jobson começaram como titulares. O jogador emprestado pelo Botafogo, no entanto, atuou apenas o primeiro tempo, já que foi substituído por Magno Alves, outro recém-contratado. Também no intervalo, Dorival Júnior promoveu mais uma estreia: o meia-atacante Wesley, que entrou na vaga de Rafael Cruz, com Serginho sendo deslocado para a lateral direita

Com as mudanças, Dorival Júnior optou por uma escalação bastante ofensiva, com apenas um volante de ofício, Richarlyson, além de Ricardinho que também pode exercer a função e quatro jogadores ofensivos: Renan Oliveira, Wesley, Diego Tardelli e Magno Alves. E o Atlético-MG conseguiu chegar ao empate. O time atleticano teve desempenhos distintos nos dois tempos. Foi mal no primeiro e melhorou bastante na etapa final.

A partida começou truncada. A bola quicava muito, em função do gramado do estádio José Maria Melo, que não é dos melhores. Como era de se esperar, os dois times desempenhavam as funções que cabiam a eles, em função da diferença de estrutura e também de objetivos. Mesmo jogando como visitante, o time atleticano buscava o ataque, enquanto o Funorte se defendia e tentava os contra-ataques, sem muita ambição.

O Atlético-MG tentou aproveitar, no começo, o nervosismo do adversário, estreante na Primeira Divisão do futebol mineiro. Mas não conseguiu. O time de Dorival Júnior tinha dificuldades para superar a defesa da equipe da casa e quando conseguia, Raphael Barrios fez as defesas. Com o passar do tempo, o Funorte começou a se arriscar na frente.

Nos primeiros 25 minutos, cada equipe havia finalizado três vezes, sendo que o Atlético-MG acertou o alvo, mas esbarrou no goleiro Barrios, enquanto o time de Montes Claros não havia acertado o alvo. Mas, aos 29 min, o lateral-esquerdo Stanley acertou belo chute, de longe, vencendo o goleiro Renan Ribeiro e abrindo o marcador para o time local.

Se o Atlético já não se apresentava bem, após sofrer o gol, desarticulou-se totalmente. Tentou se lançar ao ataque para buscar o empate, mas sem nenhuma organização. Além disso, erra passes demais. Por tudo isso, se expunha aos contra-ataques do Funorte, que criou chances para chegar ao segundo gol, mas esbarrou nas falhas de conclusão dos seus atacantes.

O lateral-esquerdo Leandro viu o Atlético bem no primeiro tempo. “Foi mérito do lateral deles que acertou um chute. A equipe estava bem, mantendo a pressão, a equipe nossa chegando mais ao ataque, mas o lateral deles acertou bel chute”, avaliou. Réver, por sua vez, considerou vacilo do time atleticano na marcação. “A gente deixou o lateral passar, mas vamos voltar mais atentos para o segundo tempo”, comentou o zagueiro.

Com o time bastante alterado, em função das entradas de Wesley e Magno Alves nos lugares de Rafael Cruz e Jobson, o Atlético-MG tentou, desde o começo da etapa final, empatar a partida. E conseguiu aos 8 min, por meio de Magno Alves, que aproveitou rebote do goleiro Raphael Barrios, que não conseguiu segurar firme o chute de Wesley, dois jogadores que tinham entrado pouco tempo antes em campo.

Com a igualdade, o Atlético-MG partiu para cima do Funorte em busca da virada. O time da casa ficou acuado, enquanto a equipe da capital pressionava, utilizando a velocidade como sua principal estratégia. O goleiro Raphael Barrios foi bastante exigido e em outros lances faltou um pouco mais de pontaria para o time visitante chegar à vitória.

A quinta estreia oficial foi a do meia-atacante Mancini, que substituiu a Renan Oliveira, aos 30 min do segundo tempo. O Atlético-MG chegou à vitória, aos 35 min, com gol de Diego Tardelli, cobrando pênalti. No lance, o zagueiro Anderson Mendes foi expulso.

FUNORTE 1 X 2 ATLÉTICO-MG

Funorte

Raphael Barrios, Anderson Silveira, Anderson Mendes,Vinicius e Stanley (Fabricinho); Marcelino, Anderson Toto, Pedrinho e Peter (Gabriel); Dandão e Ualisson Mineiro

Técnico: Wagner Oliveira

Atlético-MG

Renan Ribeiro; Rafael Cruz (Wesley), Werley, Rever e Leandro; Serginho, Richarlyson, Ricardinho e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Jobson (Magno Alves)

Técnico:Dorival Júnior

 

Data: 30/1/2011 (domingo)

Local: estádio José Maria Melo, em Montes Claros (MG)

Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)

Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)

Público: 4.900 pagantes

Renda: R$ 157.850

Cartões amarelos: Réver (A), Anderson Mendes (F), Dandão (Funorte), Vinícius (F)

Cartões vermelhos: Anderson Mendes (F)

Gols: Stanley, aos 29 min do primeiro tempo; Magno Alves, aos 8 min, Diego Tardelli, aos 35  do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host