UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
29/01/2011 - 19h01

América-MG vacila e cede empate ao Uberaba no final do jogo de estreia

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em uma partida em que desperdiçou muitas chances, o América-MG não passou de um empate com o Uberaba, por 1 a 1, neste sábado, no estádio Melão, em Varginha, na estreia de ambos na edição 2011 do Campeonato Mineiro. O time americano vencia a partida até o final do segundo tempo, quando cedeu a igualdade, que marcou o tropeço logo em seu primeiro compromisso oficial na temporada em que disputará a elite do futebol brasileiro após nove anos.

“Fizemos uma boa partida, mas acabamos tomando um gol de cruzamento, já no final do jogo e não deu tempo de reagir. Mas é início de campeonato e temos de levantar a cabeça. Enfrentamos o Ubertaba, que é um time qualificado, fizemos um gol e por pouco não conseguimos vencer”, avaliou o atacante Fábio Júnior, autor do gol americano.

Na próxima quarta-feira, o Américva-MG voltará a campo, em partida que abre a segunda rodada. O time do técnico Mauro Fernandes, que acena com a possibilidade de repetição da equipe, enfrentará a Caldense, adversário do Cruzeiro, neste domingo, na estreia de ambos no Mineiro. Já o Uberaba, jogará em casa, no Uberabão, no próximo dia 6, contra o América de Teófilo Otoni.

O Uberaba, um dos representantes mineiros na Copa do Brasil, por ser o campeão da Taça Minas Gerais, deu trabalho ao América-MG, que sentiu o desgaste físico na etapa final. Com uma equipe em que destacaram alguns veteranos, como o lateral-direito Maurinho, campeão brasileiro por Santos e Cruzeiro, e Juninho Cearense, que estava no Uberlândia, o time do Triângulo Mineiro evitou a vitória que pelo começo da partida parecia fácil para o mandante.

O América abusou do direito de desperdiçar chances de gols. Isso aconteceu logo no começo do primeiro tempo e também depois de Fábil Júnior abrir o placar, aos 35 min daquela fase. No segundo tempo, a situação se repetiu e o surrado ditado “quem não faz, leva” voltou a funcionar. O gol do Uberaba aconteceu aos 39 min da etapa final, marcado por Marcinho.

Inicialmente marcado para a Arena do Jacaré, a estreia do América aconteceu no Melão, em Varginha, cidade que recebeu o time em pré-temporada. Apesar de jogar ‘em casa’, já que teve o apoio da maioria dos torcedores, o time americano não conseguiu sustentar até o final a vitória e somou apenas um ponto em sua estreia no Estadual.

Com cinco minutos de jogo o América-MG criou e desperdiçou duas ótimas oportunidades para abrir o marcador. Logo no primeiro minuto, Fábio Júnior serviu a Marcos Rocha pela direita. Ele bateu forte, mas mandou a bola para fora. Aos 5 min, foi a vez de Leandro Ferreira obrigar o goleiro Fernando a difícil defesa, colocando a bola a escanteio.

Após os dois sustos, o Uberaba modificou sua forma de jogar, fechando os espaços e esperando o adversário em seu campo. E isso complicou para o América, que passou a ceder contra-ataques ao adversário, especialmente com o veterano lateral-direito Maurinho, que apoiava o seu ataque e criava jogadas de perigo para o gol defendido por França, juntamente com Everton Maradona e Juninho Cearense.

O primeiro tempo seguia equilibrado até os 35 min, quando Daniel Lovinho, que fez sua estreia oficial pelo América-MG, realizou boa jogada pela direita, levando a melhor sobre dois marcadores. Ele cruzou para Fábio Júnior, que, livre, superou o goleiro Fernando e colocou a bola nas redes do Uberaba. O América ainda teve a chance de ampliar o placar com Daniel Lovinho, que a desperdiçou.

“O importante é ter saído com a vantagem parcial, mas temos de voltar mais concentrados para a gente conseguir a primeira vitória”, afirmou Fábio Júnior, que gostou do começo da dupla com Daniel Lovinho. “É o início ainda, mas vamos continuar trabalhando e nos dedicando para que a dupla dê certo”, acrescentou. Já Maurinho, do Uberaba, lamentou o gol sofrido, mas demonstrou otimismo em relação a um resultado melhor. “Temos de aprimorar a finalização”, receitou.

No segundo tempo, o América-MG voltou melhor em campo e finalizou três vezes ao gol do Uberaba, nos primeiros 10 minutos. O time americano retornou com Thiago Silvy no posto de Daniel Lovinho, mas desperdiçou muitas chances para aumentar o placar. O Uberaba também criou suas chances, igualmente desperdiçadas, como aos 22 min, quando França deu rebote e Juninho Cearense bateu por cima do travessão. Aos 39 min, em rápido contra-ataque, pela esquerda, Marcinho empatou para o Uberaba.

Primeiro gol do Mineiro

O primeiro gol da edição 2011 do Campeonato Mineiro foi feito pelo argentino Palermo, aos 22 minutos da etapa inicial no empate do Villa Nova com o Tupi, no estádio radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, por 1 a 1. Foi a estreia oficial do ex-zagueiro Wilson Gottardo como técnico de futebol.

Apesar de ter jogado com um atleta a menos em todo o segundo tempo, em função da expulsão de Marcel no final da etapa inicial, o Tupi conseguiu o empate por meio de Yan, aos 18 min dessa fase. A partida seguiu equilibrada até o fim e terminou empatada.

AMÉRICA-MG 1 X 1 UBERABA

AMÉRICA-MG

França: Marcos Rocha, Micão, Gabriel e Jean Batista; Dudu, Leandro Ferreira e Nando (Willian Morais); Irênio (Davi Ceará), Daniel Lovinho (Thiago Silvy) e Fábio Júnior

TÉCNICO: Mauro Fernandes

UBERABA

Fernando; Maurinho (Cadu), Rodrigo Paulista, Rodrigo Antonelli e Alemão (Fabiano Souza); Gabriel, Balduíno, Gustavo, Everton Maradona; Juninho Cearense (Ismaile)  e Marcinho

TÉCNICO: Marcos Birigui

 

Data: 29/1/2011 (sábado)

Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)

Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Ricardo Júnio de Souza (MG)

Cartões amarelos: Irênio (A), Nando (A), Leandro Ferreira (A), Gabriel (A), Rodrigo Paulista (U)

Gols: Fábio Júnior, aos 35 min do primeiro tempo; Marcinho, aos 39 min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host