UOL Esporte Liga dos Campeões
 
25/11/2009 - 19h42

Real vence na volta de C. Ronaldo, mas Milan empata e adia definições

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Real Madrid fez seu dever nesta quarta-feira: mesmo sem a eficiência esperada e venceu o Zürich por 1 a 0 em casa, na partida que marcou o retorno do português Cristiano Ronaldo após 56 dias afastado da equipe por contusão. Entretanto, o vacilo do Milan, que empatou por 1 a 1 em pleno San Siro com o Olympique de Marselha, manteve o grupo C indefinido ao final desta quinta rodada da Liga dos Campeões.

  • AFP
  • AP

    C. Ronaldo (acima) volta ao Real após lesão; Pato (abaixo) disputa bola com rival do Olympique

Com os resultados desta quarta, o grupo C viu o Real Madrid ascender à liderança com 10 pontos ganhos, superando o Milan, com oito. Ainda com chances, os franceses do Olympique ostentam o terceiro lugar da chave com sete, enquanto o Zürich, com três, não tem qualquer possibilidade de classificação ou de vaga na Liga Europa.

Entretanto, o clube espanhol não pode, ainda, comemorar sua classificação. Como enfrenta o Olympique no Vélodrome em 8 de dezembro, pela última rodada, o Real teria que sofrer uma derrota por 3 a 0 ou uma goleada de, no mínimo, quatro gols de diferença para perder a vaga - além do mais, o Milan teria que derrotar o Zürich, na Suíça.

Nove vezes campeão da Champions League, o Real passou em seu estádio pelo Zürich sem espetáculo. O clube madrileno, que se deu ao luxo de deixar Cristiano Ronaldo no banco de reservas e colocar o português em campo apenas aos 25min do segundo tempo, abriu o placar graças a uma bela jogada de seu outro 'galáctico': Kaká.

O brasileiro brigou pela posse de bola na intermediária aos 20min de jogo, desvencilhou-se da marcação do Zürich e lançou para o atacante Gonzalo Higuaín. O argentino, livre, invadiu a área e finalizou de perna esquerda, na saída do goleiro Johnny Leoni.

Leoni impediu que o Real conseguisse dilatar o placar ao executar importantes defesas em chutes de fora da área - a primeira, em uma finalização de Kaká com a canhota, aos 4min; a segunda, em um arremate cheio de efeito do volante Xabi Alonso, aos 26. Já aos 34min, o brasileiro Marcelo acertou a trave em uma tentativa de primeira.

A segunda etapa de jogo, porém, foi apagada no estádio Santiago Bernabéu até a troca de Raúl por Cristiano Ronaldo. A entrada do português levantou a torcida madrilena, mas o camisa 9, que não atuava pelo Real desde 30 de setembro, só conseguiu aparecer com perigo aos 45min, com um chute cruzado de dentro de área defendido por Leoni.

Kaká, por sua vez, deixara Rafael van der Vaart em condições claras de marcar aos 43min, mas o meia holandês, livre, atirou por cima e o placar seguiu marcando a contagem mínima.

Na outra partida do grupo, na Itália, o sete vezes campeão Milan saiu na frente do Marselha com apenas 10min: o atacante Marco Borriello passou facilmente pela marcação do time francês na área aos 10min e comemorou seu gol após chutar cruzado.

Os visitantes, contudo, conseguiram empatar cinco minutos depois: o meia Mamadou Nyang contou com a falha de Massimo Oddo e jogou na área; Dida tentou fazer o corte, mas o rebote caiu nos pés do meio-campista argentino Lucho González, que não perdoou ao chutar contra o gol praticamente vazio.

O Marselha teve duas grandes oportunidades de virar a partida no San Siro. Aos 19min do segundo tempo, Nyang desceu pela esquerda, cruzou rasteiro e o atacante brasileiro Brandão, na pequena área, acertou o travessão. Já aos 40min, Diawara cabeceou na trave.

O Milan, pouco incisivo nas jogadas de ataque, viu Borriello cabecear mal uma bola da marca do pênalti aos 37min, mas não conseguiu retomar a frente do marcador e perdeu a oportunidade de selar a vaga.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host