Topo

Em baixa, parceria BBC vê trio do Liverpool "sobrar" às vésperas de final

Mané, Salah e Firmino: quase 100 gols juntos na temporada europeia - Francisco LEONG / AFP
Mané, Salah e Firmino: quase 100 gols juntos na temporada europeia Imagem: Francisco LEONG / AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/05/2018 04h00

Nos últimos anos, notabilizou-se a formação de trios ofensivos de sucesso no futebol mundial. A partir das 15h45 (de Brasília) do sábado, dia da decisão da Liga dos Campeões da Europa, os três pioneiros nas siglas ofensivas encontram os novos concorrentes – mais espetaculares em 2018. Ficou o sucesso dos últimos anos para Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que têm pela frente Salah, Firmino e Mané, do Liverpool.

Depois do auge com três títulos europeus nos últimos quatro anos, o trio BBC caiu de rendimento coletivamente e se tornou alvo de críticas na Espanha, especialmente pela dupla de Bs (Bale e Benzema). Em contrapartida, Salah, Firmino e Mané nunca estiveram tão em alta, quebrando recordes na principal competição do futebol na Uefa antes mesmo da decisão em Kiev.

O Liverpool se tornou o melhor ataque da história da competição sob o comando do “SFM”. São 46 gols contando os seis anotados na fase de qualificação, número tratado pela Uefa como o maior alcançado por um time desde 1992, quando o torneio entrou na fase Champions League.

Só a partir da fase de grupos são 40, número que coloca o trio do time britânico em terceiro lugar no geral. Apenas o Real Madrid do BBC em 2014 (41) e o Barcelona de 2000 (45), com Rivaldo, Kluivert e Luis Enrique, traumatizaram mais as defesas adversárias em comparação aos três jogadores do time inglês em 2017-2018.

No duelo direto entre trios juntando todas competições da temporada, o Liverpool vence com sobras. Salah (44 gols pelo clube), Firmino (27) e Mané (19) balançaram as redes adversárias em 90 oportunidades. Já Cristiano Ronaldo (44), Bale (19) e Benzema (11) chegam à final com 74 finalizações que superaram os goleiros rivais.

Bale Ronaldo Real Madrid - Miguel Vidal/Reuters - Miguel Vidal/Reuters
Bale se tornou reserva no mata-mata; Ronaldo segue em grande fase
Imagem: Miguel Vidal/Reuters

Esta diferença, aliás, cresce ainda mais quando se recorta apenas o torneio que Liverpool e Real Madrid decidem no sábado. Se Cristiano Ronaldo lidera com sobras a artilharia da Champions (15 gols), Salah, Firmino e Mané acompanham o português, enquanto Bale e Benzema estão longe do principal jogador do futebol mundial nos últimos dois anos.

Salah e Firmino somam 10 gols cada na Champions, enquanto Mané tem nove. O equilíbrio inglês destoa no Real, já que Benzema (quatro) e Bale (um) ficam na sombra do desempenho soberbo de Cristiano Ronaldo.

A boa notícia para o Real Madrid neste comparativo é que Benzema recuperou parte da confiança ao ser decisivo e anotar dois gols no jogo de volta contra o Bayern de Munique, que deu a vaga à decisão. Já Bale, que sofreu com lesões, se tornou reserva e soma pouco tempo de jogo no mata-mata; contra o Bayern, por exemplo, o galês jogou apenas 18min contra os alemães.