Em baixa, parceria BBC vê trio do Liverpool "sobrar" às vésperas de final
Nos últimos anos, notabilizou-se a formação de trios ofensivos de sucesso no futebol mundial. A partir das 15h45 (de Brasília) do sábado, dia da decisão da Liga dos Campeões da Europa, os três pioneiros nas siglas ofensivas encontram os novos concorrentes – mais espetaculares em 2018. Ficou o sucesso dos últimos anos para Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que têm pela frente Salah, Firmino e Mané, do Liverpool.
Depois do auge com três títulos europeus nos últimos quatro anos, o trio BBC caiu de rendimento coletivamente e se tornou alvo de críticas na Espanha, especialmente pela dupla de Bs (Bale e Benzema). Em contrapartida, Salah, Firmino e Mané nunca estiveram tão em alta, quebrando recordes na principal competição do futebol na Uefa antes mesmo da decisão em Kiev.
O Liverpool se tornou o melhor ataque da história da competição sob o comando do “SFM”. São 46 gols contando os seis anotados na fase de qualificação, número tratado pela Uefa como o maior alcançado por um time desde 1992, quando o torneio entrou na fase Champions League.
Só a partir da fase de grupos são 40, número que coloca o trio do time britânico em terceiro lugar no geral. Apenas o Real Madrid do BBC em 2014 (41) e o Barcelona de 2000 (45), com Rivaldo, Kluivert e Luis Enrique, traumatizaram mais as defesas adversárias em comparação aos três jogadores do time inglês em 2017-2018.
No duelo direto entre trios juntando todas competições da temporada, o Liverpool vence com sobras. Salah (44 gols pelo clube), Firmino (27) e Mané (19) balançaram as redes adversárias em 90 oportunidades. Já Cristiano Ronaldo (44), Bale (19) e Benzema (11) chegam à final com 74 finalizações que superaram os goleiros rivais.
Esta diferença, aliás, cresce ainda mais quando se recorta apenas o torneio que Liverpool e Real Madrid decidem no sábado. Se Cristiano Ronaldo lidera com sobras a artilharia da Champions (15 gols), Salah, Firmino e Mané acompanham o português, enquanto Bale e Benzema estão longe do principal jogador do futebol mundial nos últimos dois anos.
Salah e Firmino somam 10 gols cada na Champions, enquanto Mané tem nove. O equilíbrio inglês destoa no Real, já que Benzema (quatro) e Bale (um) ficam na sombra do desempenho soberbo de Cristiano Ronaldo.
A boa notícia para o Real Madrid neste comparativo é que Benzema recuperou parte da confiança ao ser decisivo e anotar dois gols no jogo de volta contra o Bayern de Munique, que deu a vaga à decisão. Já Bale, que sofreu com lesões, se tornou reserva e soma pouco tempo de jogo no mata-mata; contra o Bayern, por exemplo, o galês jogou apenas 18min contra os alemães.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.