PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Pedreiras e reencontros: veja os melhores duelos da 1ª fase da Champions

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 19h39

Com os grupos da Liga dos Campeões já definidos, as atenções se voltam para os confrontos entre grandes times da Europa que acontecerão já nesta fase da competição. Real Madrid, Barcelona, PSG, Juventus, Chelsea e outras equipes de ponta já enfrentarão adversários duros e terão reencontros interessantes logo nas rodadas iniciais.

Confira alguns duelos que prometem emoção e grande futebol nas próximas semanas:

Benfica x Manchester United:
Mourinho reencontra seu 1º clube

Mou - REUTERS/Alan Greth - REUTERS/Alan Greth
Imagem: REUTERS/Alan Greth

No Grupo A, o Benfica receberá o Manchester United na terceira rodada, em 18 de outubro. Será um retorno do técnico do time inglês, José Mourinho, ao Estádio da Luz, para enfrentar o clube que lhe abriu as portas na profissão. Foi em 2000, no Benfica, que o então auxiliar Mourinho assumiu pela primeira vez o comando de uma equipe profissional, após a saída de Jupp Heynckes. Mas ele só se tornou um nome mundialmente conhecido no arquirrival Porto, ao conquistar a Liga dos Campeões de 2003/04.

Outros reencontros: o volante Nemanja Matic e o zagueiro Victor Lindelöf, reforços do Manchester United para a temporada, já tiveram grande destaque com a camisa do Benfica.

 

PSG x Bayern de Munique:
O primeiro grande teste de Neymar

Neymar - AP Photo/Kamil Zihnioglu - AP Photo/Kamil Zihnioglu
Imagem: AP Photo/Kamil Zihnioglu

Neymar começou com tudo no Paris Saint-Germain. Em duas partidas no Campeonato Francês, o brasileiro fez golaços, deu belas assistências e já se tornou ídolo da torcida. Mas é na Liga dos Campeões que ele terá seus maiores desafios em sua nova equipe, e conquistá-la certamente é um passo importante para se consolidar como desafiante ao posto de melhor jogador do mundo.

O primeiro confronto de elite do brasileiro com a camisa do PSG acontecerá em 27 de setembro, pela segunda rodada do Grupo B: a equipe receberá o campeão alemão Bayern de Munique no Parc des Princes. Os olhos estarão em Neymar, que buscará assumir o protagonismo contra um dos times mais fortes da Europa.

 

Atlético de Madri x Chelsea:
De que lado estará Diego Costa?

Diego Costa - Andrew Couldridge/Reuters - Andrew Couldridge/Reuters
Imagem: Andrew Couldridge/Reuters

Diego Costa foi fundamental para o título inglês do Chelsea na temporada passada, mas desentendimentos com o técnico Antonio Conte fazem com que o centroavante esteja mais perto de sair do time do que de ficar. E um dos principais destinos especulados é justamente o Atlético de Madri, pelo qual Diego brilhou até 2014. Qual será o clube dele quando os times se enfrentarem, em 27 de setembro, pelo Grupo C?

É importante lembrar que, mesmo que se transfira para o Atlético, Diego não estará em campo pela equipe espanhola nesta partida, já que o time de Madri está cumprindo uma punição da Fifa e só pode registrar novos jogadores em janeiro. Outro reencontro desse duelo envolve Fernando Torres, ídolo do Atlético, que teve passagem ruim pelo Chelsea entre 2011 e 2014.

 

Barcelona x Juventus:
Em turbulência, Barça estreia contra algoz

Suárez Chiellini - Reuters / Alessandro Bianchi - Reuters / Alessandro Bianchi
Imagem: Reuters / Alessandro Bianchi

O Barcelona não vive um de seus melhores momentos recentes – após a saída de Neymar e a derrota acachapante para o Real Madrid na Supercopa da Espanha, torcida e imprensa pressionam a diretoria catalã e pedem contratações. E o time já vai encarar uma pedreira logo na estreia da Champions: em 12 de setembro, pelo Grupo D, recebe a Juventus no Camp Nou.

A Juve foi justamente o time que eliminou o Barça na Liga dos Campeões passada, com uma vitória por 3 a 0 na Itália e empate sem gols na Espanha. Paulo Dybala, que deu show, agora veste a camisa 10 do time italiano e tentará repetir a dose. Caberá a Messi e Suárez tentar mostrar que o Barcelona ainda é um time a ser temido.

 

Liverpool x Sevilla:
Dois anos depois, a revanche?

Klopp - Christof Stache/AFP - Christof Stache/AFP
Imagem: Christof Stache/AFP

A trinca de títulos da Liga Europa conquistada de forma sucessiva pelo Sevilla em 2014, 2015 e 2016 foi fechada justamente em cima do Liverpool, com uma vitória por 3 a 1 na final ocorrida há dois anos na Suíça. Agora, é o time inglês, já bem mais ajustado ao estilo agressivo do técnico Jürgen Klopp, que chega com mais moral para tentar a revanche.

A dúvida fica por conta da presença de Philippe Coutinho com a camisa 10 do Liverpool. Estará o brasileiro, fundamental para as ambições da equipe inglesa, ainda vestindo vermelho? Ou já terá ido para Barcelona? O jogo pelo Grupo E está marcado para 13 de setembro, na primeira rodada.

 

Manchester City x Napoli:
Batalha pela bola

Guardiola - Rui Vieira/AP - Rui Vieira/AP
Imagem: Rui Vieira/AP

O Grupo F receberá o confronto entre dois treinadores que são possivelmente os praticantes mais fervorosos de um estilo baseado na posse de bola na Europa: Pep Guardiola, do Manchester City, e Maurizio Sarri, do Napoli. O técnico espanhol tenta se recuperar de uma primeira temporada abaixo das expectativas na Inglaterra, enquanto o italiano, que nunca jogou profissionalmente, está em alta e montou uma equipe que joga um futebol fluido e ofensivo.

Guardiola e Sarri já trocaram elogios entre si, mas em comum entre os dois, até agora, estão os problemas defensivos – por isso, pelo menos em teoria, os duelos marcados para 17 de outubro e 1º de novembro, pelas terceira e quarta rodadas, prometem gols.

 

Monaco x Porto:
A reedição de uma final inusitada

Monaco - Valery Hache/AFP - Valery Hache/AFP
Imagem: Valery Hache/AFP

Em 2004, o Porto venceu o Monaco por 3 a 0 em uma final de Liga dos Campeões que ninguém esperava, após os dois times deixarem pelo caminho, respectivamente, favoritos como Manchester United e Real Madrid. Treze anos depois, eles se reencontram no Grupo G, e duelam em 26 de setembro, pela segunda rodada.

Sensação da última temporada, o Monaco perdeu jogadores-chave como Mendy, Bakayoko e Bernardo Silva, e está perto também de ver a jovem estrela Mbappé sair para o PSG. Já o Porto, em jejum de títulos no âmbito doméstico, terá no gol o veterano Iker Casillas, que estava naquele Real Madrid eliminado pelo Monaco em 2004.

 

Tottenham x Real Madrid:
Bale e Modric voltam a Londres

Bale - Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images - Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images
Imagem: Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images

Quando o Real Madrid visitar o Tottenham pela quarta rodada do Grupo H, em 1º de novembro, a torcida do time inglês poderá matar a saudade de dois dos maiores jogadores da história recente do clube: Luka Modric e Gareth Bale. A diferença é que o croata é titular absoluto e crucial para o sistema de Zidane, enquanto o galês já não tem lugar na equipe garantido.

Além disso, o grupo ainda abriga outra equipe com história contra o Real Madrid: o Borussia Dortmund. Quem não se lembra dos 4 a 0 aplicados pelos alemães em 2013, com direito a quatro gols de Lewandowski na semifinal? Dortmund e Real se reencontram na segunda rodada, em 26 de setembro.

Esporte