Topo

Leverkusen empata com CSKA e se classifica; Tottenham é eliminado

Sergei Karpukhin/Reuters
Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/11/2016 16h49

O Bayer Leverkusen garantiu a classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões ao empatar nesta terça-feira (22) com o CSKA Moscou por 1 a 1. Jogando em sua Arena CSKA, os alemães saíram na frente e tomaram empate dos russos no jogo válido pela quinta rodada do Grupo E da maior competição europeia.

Com sete pontos, o Leverkusen não pode mais ser alcançado pelo Tottenham, que perdeu para o Monaco na França e pode até chegar à mesma pontuação dos alemães, só que leva a pior no confronto direto e está, portanto, eliminado. Com 11 pontos, o clube francês já assegurou a primeira posição da chave, enquanto os russos ainda podem assumir a terceira colocação e roubarem a vaga na Liga Europa dos ingleses.

Em Moscou, na primeira partida desta terça, antecipada por conta do fuso-horário russo, o Leverkusen foi melhor no primeiro tempo, finalizando mais vezes à meta adversária e ficando mais tempo na intermediária defensiva do CSKA, em busca da vitória. Foram quatro chutes à meta de Akinfeev, dos quais um deles encontrou as redes. Kampl encontrou Kevin Volland livre dentro da área adversária aos 16min e o atacante abriu o placar.

Com a vantagem no marcador, os alemães foram pressionados na etapa complementar, já que os russos precisavam da virada para seguirem vivos na competição. No entanto, sem eficiência no ataque, o time da casa deixou espaços para perigosos contragolpes dos visitantes. Após quase meia hora de insistência, o CSKA buscou o empate aos 30min.

Natcho foi o autor do gol, em cobrança de pênalti sofrido pelo lateral direito brasileiro Mário Fernandes, que tomou uma solada no peito de Henrichs. A pressão russa continuou, mas o placar permaneceu inalterado graças à falta de pontaria de Dzagoev.

O CSKA se despede da Liga dos Campeões no próximo dia 7 de dezembro, contra o Tottenham em Wembley. O Leverkusen, por sua vez, encara o Monaco na BayArena no mesmo dia.