Topo

Descartado há um mês, Daniel Alves ressurge e completa 300 jogos pelo Barça

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 17h49

Há um mês, o lateral direito Daniel Alves, de 32 anos, tentava aproveitar as duas últimas semanas da janela de transferências europeia para encontrar clubes interessados em contratá-lo, depois de ver o técnico Luis Enrique e a diretoria do Barcelona pouco dispostos em aproveitá-lo na nova temporada. 30 dias depois, no entanto, o jogador se vê numa situação completamente diferente do que poderia imaginar: não deixou o clube e conseguiu reconquistar o próprio espaço. Titular absoluto novamente, o brasileiro completou 300 jogos pelo clube nesta quarta-feira, na vitória sobre o APOEL, do Chipre, pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Pelo Instagram, ele comemorou:

"Hoje foi um dia muito especial para mim, e eu não queria deixar passar a oportunidade de expressar a grande honra e o grande prazer de formar parte desse clube. Cumprir hoje a cifra de 300 jogos oficiais no FC BARCELONA, todo um sonho transformado em realidade. Esse clube, passaram grandes nomes brasileiro que fizeram parte da grande história do mesmo e eu me sinto lisonjeado de também formar parte dessa grandiosa história, agradeço de coração a todos que fizeram parte da realização desse sonho! Que seja eterno e lindo enquanto dure. Parabéns aos companheiros pelo presente no dia de hoje", escreveu.

O jogo, no entanto, não teve o brilho de sempre do Barcelona. Mesmo inexpressivo, o APOEL ofereceu certa resistência. O argentino Lionel Messi, protagonista da equipe, não esteve em seus melhores dias. Neymar, no entanto, teve boa atuação ao lado da sensação Munir El-Hadaddi, de 19 anos, que já foi convocado por Vicente Del Bosque para a seleção espanhola.O gol da vitória por 1 a 0 foi marcado pelo zagueiro Gerard Piqué.

O Barcelona pretendia iniciar a temporada com o espanhol Martin Montoya como titular da lateral direita, mas mudou de planos ao ver o desempenho de Daniel Alves durante a pré-temporada. O brasileiro jogou como titular nas duas primeiras partidas da temporada, contra Elche e Villarreal, e desfalcou o time por dores no joelho no último fim de semana, contra o Athletic Bilbao. Voltou contra o APOEL, e viu o companheiro Martin Montoya perder até a vaga no banco para Douglas, que na última semana da janela de transferências trocou o São Paulo pelo gigante espanhol.

Mesmo em boa fase e com Maicon fora dos planos da seleção brasileira, Daniel Alves não foi lembrado pelo técnico Dunga na lista de convocados para os amistosos contra Argenitna e Japão, em outubro, nesta quarta-feira. O treinador optou pelo jovem Mario Fernandes, do CSKA Moscou, da Rússia.