UOL Esporte Liga dos Campeões
 
AP PHOTO / CARL DE SOUZA

Jogadores do Barcelona posam com a taça depois de vencerem o Manchester

28/05/2011 - 17h34

Barça coroa o melhor futebol do mundo e conquista tetra da Liga dos Campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Mais que um clube, mais que um time. O slogan com ar até arrogante cai como uma luva para o Barcelona de hoje. Uma equipe ofensiva, inovadora, onde joga o maior craque da atualidade e que, de quebra, volta a ser a dona da Europa.  Com seu toque de bola espetacular, o time catalão fez mais uma vítima para coroar o melhor futebol do mundo. Venceu o Manchester United por 3 a 1, em Wembley, e conquistou a Liga dos Campeões da Europa.

O Barcelona entra para o seleto hall dos tetracampeões da Liga ao lado de Ajax-Hol e Bayern de Munique. Só está atrás de Liverpool (cinco títulos), Milan (sete) e do rival Real Madrid (nove). A equipe já está credenciada para o Mundial de Clubes em busca do bicampeonato depois do título de 2009.

Lionel Messi mais uma vez foi a grande estrela e não se cansa de quebrar recordes. O argentino se tornou o maior artilheiro em uma temporada de Liga dos Campeões ao lado de Ruud Van Nistelrooy, que fez doze gols na temporada 2002-2003. Mais uma vez ele foi o carrasco do Manchester United e deixou sua marca na final.

A final coroou duas equipes que, apesar de estilos diferentes, primam pelo futebol técnico e objetivo. Dois atuais campeões nacionais e que chegaram à decisão com campanhas incontestáveis. Líderes de seus grupos na primeira fase, Barcelona e Manchester tiveram dificuldades nas oitavas e a partir daí se impuseram com goleadas ou diante de grandes rivais como Real Madrid e Chelsea. Mas o favoritismo dessa vez se confirmou.             

A FINAL EM NÚMEROS

O REI
Messi termina a Liga também como o rei das estatísticas. Artilheiro com 12 gols, é também quem mais chuta em direção à meta (34) e o mais caçado com 36 faltas sofridas.
O GARÇOM
Ryan Giggs terminou o torneio em terceiro no ranking de assistências para gols. Foram cinco no total
O ESTILO
O Barcelona colocou seu estilo de jogo em prática mais uma vez. Terminou à final com 63% de posse de bola
CAÇADOR
O Manchester se exaltou em alguns momentos e caçou mais os rivais. A equipe cometeu 16 infrações contra cinco do Barça

O Manchester sabia que não poderia se deixar levar pelo estilo do Barcelona e entrou em campo disposto a não cair no envolvente toque de bola rival. Impôs pressão na saída de bola e obrigou os espanhóis a recuarem fugindo de seu estilo e até errando passes curtos.

Mas passado o ímpeto inicial, o Barça aos poucos conseguiu reencontrar seu jeito de jogar abrindo espaços com Xavi e Iniesta diante de um rival amedrontado. E contra os catalães não é permitido errar. O Manchester perdeu a bola ainda no campo de ataque e foi o suficiente para ficar em desvantagem. A bola encontrou Xavi que tocou para Pedro aparecer de surpresa na cara de Van der Sar.

Parecia o início do desfecho mais esperado por todos, mas o Manchester conseguiu surpreender até a si mesmo. Isso porque também tem um gênio: Wayne Rooney. O atacante que gosta de polêmicas apareceu com um golaço para calar quem o critica por não ser decisivo.

Mas o Barcelona não se acanha e seguiu em busca do segundo gol que quase saiu em jogada de Messi. Com um empate, o primeiro tempo terminou mostrou bem como são as duas equipes. O Barça teve 67% de posse de bola e seis tentativas de chutes de gol. O Manchester primou pela eficiência.

OPINIÃO DOS BLOGUEIROS DO UOL

Blog do Juca

O Rei Pelé também merecia jogar neste Barça.O futebol está em festa! Leia o post completo
Blog do Birner

Show do Barcelona na decisão. É o melhor time do século!Leia mais

O segundo tempo teve outra cara. O Barcelona, enfim, se impôs e deu uma aula de um futebol. Messi também não queria ficar fora da festa. Logo aos 8 minutos mostrou porque é o melhor jogador do mundo e fez um golaço de fora da área.

Os comandados de Pep Guardiola assumiram o controle do jogo e não davam espaços ao rival mantendo 67% da posse de bola. Os Diabos Vermelhos chegaram a mostrar nervosismo e cometeram faltas duras. Mas prevaleceu a técnica e David Villa fez outro golaço em jogada começada por Messi. A festa estava garantida para os barcelonistas em Wembley que não paravam de cantar.

VEJA O QUE MARCOU A FINAL DA LIGA

ABIDAL ERGUE A TAÇA

A comemoração do título teve uma cena marcante. O capitão Puyol abdicou de seu direito e permitiu que Abidal erguesse a taça. O gesto foi em homenagem ao francês que teve uma recuperação heroica após descobrir um tumor no fígado
RODINHA DOS BRASILEIROS

Os brasileiros do Barcelona não foram protagonistas da decisão, mas chamaram a atenção nas comemorações. O trio formado por Daniel Alves, Adriano e Thiago Alcântara se reuniu em uma roda para uma dancinha bem inusitada após a partida.
DESPEDIDA DE VAN DER SAR

O veterano goleiro Van der Sar de 40 anos se despediu dos gramados na final da Liga dos Campeões. Não poderia ter palco melhor. O goleiro é bicampeão do torneio e foi eleito o melhor da competição por três vezes e o melhor da final na temporada 2007/2008
SHOW DAS TORCIDAS

Com belos mosaicos, faixas e cantos, os torcedores fizeram um show à parte no estádio, que curiosamente tinha mais barcelonistas. Antes da partida, também abusaram das fantasias, cortes de cabelo e até pintura nos carros pelas ruas de Londres.

FRASES DAS PERSONALIDADES DO JOGO

Pep Guardiola
Técnico do Barça


"Fizemos uma excelente partida. Não apenas ganhamos, mas jogamos de forma maravilhosa. Valorizaram muito nosso título. Mas nós tivemos tempo para nos preparar adequadamente a final"Leia
Van der Sar
Goleiro do Manchester


"Eles são muito bons. Até jogamos bem, mas eles tiveram as melhores chances. Tivemos dois erros e eles nos puniram. Contra eles, você tem que marcar o primeiro gol. E nós não conseguimos" Leia mais
Daniel Alves
Lateral do Barcelona


"Só vão dar importância suficiente quando esse time for desmanchado. É um time para história do futebol. Tem jogadores que são mega estrelas e são super humildes. Tenho muito orgulho de fazer parte disso"

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
SEGUNDO TEMPO
26 min -GOL DO BARCELONA!!! Xavi avança com a bola e dá um passe sensacional para Pedro, que aparece livre pela direita e bate rasteiro no canto 8 min - GOL DO BARCELONA!!! Messi domina a bola com espaço e da entrada da área chuta rasteiro no canto esquerdo
33 min - GOL DO MANCHESTER UNITED!!! Rooney avança com a bola, toca na área para Giggs, que ajeita de volta para o atacante dar um belo chute no canto direito 20 min - Xavi arrisca o chute de fora da área, a bola vai no canto direito e Van der Sar se estica para fazer uma linda defesa, espalmando para escanteio
42 min Messi faz jogada individual espetacular e abre na direita para Villa, que entra na área, cruza rasteiro. O próprio Messi por pouco não consegue o desvio para o gol 24 min - GOL DO BARCELONA!!!Busquets recupera a bola na área e rola atrás para David Villa, que bate colocado no ângulo esquerdo e marca um golaço em Wembley

 

Ficha da Partida

Barcelona Barcelona Técnico: Pep Guardiola
1. Victor Valdés
2. Daniel Alves
5. Puyol
3. Gerard Pique
14. Javier Mascherano
22. Eric Abidal
16. Sergio Busquets
6. Xavi
8. Andres Iniesta
17. Pedro
20. Afellay
10. Lionel Messi
7. David Villa
15. Keita
3 1
Manchester United Manchester United Técnico: Sir Alex Ferguson
1. Edwin Van der Sar
20. Fabio
17. Nani
5. Rio Ferdinand
15. Vidic
3. Evra
25. Valencia
16. Carrick
18. Scholes
11. Giggs
13. Park Ji-Sung
10. Rooney
14. Hernandez

Data: 28/05/2011 - 15h45

Local: Wembley

Ãrbitro: Viktor Kassai

Auxiliares: Gabor Eros e Gyorgy Ring

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host