UOL Esporte Libertadores
 
08/05/2009 - 17h34

Após problema com gripe suína, mexicanos desistem da Libertadores

Das agências internacionais
Na Cidade do México (México)
A gripe suína, que já matou 44 pessoas no México e vem preocupando todo o mundo, também encerrou a participação dos times mexicanos na Copa Libertadores desse ano. Chivas Guadalajara e San Luis anunciaram nesta sexta-feira que desistiram de disputar as oitavas-de-final do torneio por conta da doença.

Vipcomm/Divulgação
Com a decisão dos mexicanos, o São Paulo pode passar automaticamente às quartas
CONMEBOL: JOGO FORA DO MÉXICO
SPORT X PALMEIRAS: DATA ALTERADA
Justino Compeán e Decio de María, presidente e secretario geral da Federação Mexicana de Futebol, respectivamente, fizeram o anúncio da desistência dos clubes do país. "Já avisamos a Conmebol que não vamos participar. Não aceitamos disputar apenas uma partida e não aceitamos mudar o local do jogo. A única coisa que aceitamos é seguir as regras. Com certeza a Conmebol manterá as portas abertas para nós", afirmou Compeán.

Mas os cartolas mexicanos já adiantaram que vão pedir uma indenização por conta do problema. "O primeiro ponto é que vamos pedir um ressarcimento econômico e esportivo para os times mexicanos, que tomaram uma decisão que avaliamos correta. Não cremos que isso deva nos afetar futuramente também."

Chivas e San Luis enfrentariam São Paulo e Nacional, do Uruguai, na primeira fase do mata-mata. As duas equipes sul-americanas se recusaram a jogar no México e, nas duas últimas semanas, a Conmebol tentou achar uma solução, como a de os mexicanos mandarem suas partidas em outro país.

Sem ver uma solução após diversas tentativas, os clubes mexicanos, que apesar de fazerem parte da Concacaf são convidados a disputar o torneio sul-americano desde 1998, desistiram de continuar na edição atual.

Agora, com desistência de Chivas Guadalajara e San Luis, a tendência é que São Paulo e Nacional se classifiquem diretamente para as quartas-de-final do torneio. O time paulista enfrentaria o vencedor da disputa entre Cruzeiro e Universidade do Chile. Já os uruguaios esperariam o confronto entre os brasileiros Sport e Palmeiras.

O técnico são-paulino Muricy Ramalho aprovou a decisão de não precisar viajar ao país asteca. "É chato porque os mexicanos ganharam a vaga jogando, e é ruim sair sem jogar. Mas não é só futebol, é questão de saúde mundial. O pessoal não estava tranquilo para jogar lá, a família fica preocupada", observou. "Como vai fazer depois? Eu voltaria e não deixariam eu entrar em casa? Sem discriminação, o México é meu segundo país, morei lá, mas o negócio é sério".

"Imagina uma delegação inteira que vai para lá. Jogador de futebol é conhecido, como ele vai voltar para conviver com as outras pessoas?", completou.

"Foi uma solução tardia, poderia ter sido tomada há 15 dias. Lançaram um balão de ensaio para ver a nossa reação, imagina se tivéssemos embarcado", opinou o vice-presidente de futebol do time brasileiro, Carlos Augusto de Barros e Silva, referindo-se à notícia de que o jogo de ida seria em Guadalajara. "Poderiam ter propiciado a classificação aos terceiros lugares antes."

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host