"Laterais preocupam". Blogueiros analisam SPFC para estreia da Libertadores
O São Paulo faz nesta quarta-feira (6) a sua estreia na Copa Libertadores 2019. Pela segunda fase, o time tricolor vai a Argentina encarar o modesto Talleres. O que dá para se esperar desse confronto? Os blogueiros do UOL Esporte apontam os pontos fortes e fracos da equipe comandada por André Jardine e analisam a volta do Tricolor à competição sul-americana. Confira:
A força do São Paulo é a sua camisa, tricampeão da Libertadores. Por onde o São Paulo passa na América do Sul, as pessoas se lembram disso, e sabem disso, embora esta seja, claramente, uma memória que vá se apagando com o tempo, e faz tempo que o São Paulo não se impõe. A força do São Paulo é essa: ter uma camisa respeitada na América. A fraqueza do São Paulo é que, no atual time do São Paulo, apenas Hernanes tem estatura moral e técnica para envergar essa camisa sem sentir o peso dela; ao contrário, por fazer valer o peso dela. Os demais, até hoje, e há algum tempo, não provam isso. Está aberta a temporada para que o São Paulo volte a ser aquilo que já foi. Se vai conseguir ou não, só o Profeta é capaz de responder.
As laterais são pontos fracos no sistema defensivo do São Paulo e podem representar a maior preocupação para esse jogo na Argentina. Não marcam tão bem, embora até tenham eficiência ofensiva. O Talleres deverá formar com Herrera, Godoy, Tenaglia, Komar e Bersano; Pochettino, Guiñazu e Cubas; Palacios, Dayro Moreno e Ramírez. O time de Cordoba provavelmente forçará o jogo pela direita com o apoio de Godoy, tendo Ramírez à esquerda e Palacios se movimentando na frente.
No ataque, o poder de decisão de Pablo e até Nenê, em bolas paradas especialmente, pode pesar a favor do time brasileiro, assim como Éverton com suas assistências. A eles junta-se Hernanes, sempre perigoso nos tiros de média distância. Com uma equipe ainda em formação e sem viver bom momento, as individualidades serão importantíssimas para que o time de André Jardine agrida o adversário e consiga marcar pelo menos um gol fora de casa - ou mesmo vencer no Estádio Mário Kempes.
O Talleres é um time forte, mas o São Paulo tem boas chances de se classificar. O principal ponto forte do São Paulo é o trio de ataque: Hernanes, Pablo e Éverton. É um tridente que pode fazer um bom trabalho pelo São Paulo. São jogadores de boa técnica e o Hernanes é um ídolo da torcida, uma personalidade diferente e uma liderança total que a torcida adora. Qual o problema do São Paulo nesse caminho? Há varios, mas o principal, em minha opinião, é a falta de boa transição da defesa para o ataque. O São Paulo tem volantes lentos, pesados, que não sabem, digamos assim, pisar na área do adversário. E a armação do jogo hoje no futebol é feita assim, com os volantes vindo de trás, não existe mais aquele 10 clássico. Isso deve ser melhorado para que a caminhada que começa hoje possa ser longa.
O ponto mais fraco é a falta de entrosamento do time em início de temporada. O ponto mais forte é a presença de Hernanes. A qualidade e a experiência dele serão fundamentais para o São Paulo tentar avançar na Libertadores.
O grande ponto forte do São Paulo é a capacidade de fazer um time que queira jogar futebol com qualidade, sair desde a defesa com bola no chão, com tranquilidade para trocar passes e com desejo de ter um time que acredite em ganhar a Libertadores ganhando bem. O Jardine acredita nele. O grande problema é começar a sobrar desconfiança. A desconfiança da torcida em relação ao Jardine é a mesma que o jogador tem no vestiário. Esse é o ponto. Criar um ambiente em que se acredite que pode dar certo, que pode ser campeão. O trabalho é muito incipiente ainda. Ponte forte: as ideias são ótimas. Ponto fraco: o trabalho muito no começo e sob desconfiança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.