Topo

Luan sofre com lesão no pé desde a base, mas Grêmio descarta cirurgia

Meia-atacante do Grêmio sofre com inflamação da sola do pé direito há anos - Duda Bairros/AGIF
Meia-atacante do Grêmio sofre com inflamação da sola do pé direito há anos Imagem: Duda Bairros/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2018 04h00

Luan voltou a sentir dores no pé direito e ganhou status de dúvida para o jogo contra o River Plate, no dia 23, em Buenos Aires. O meia-atacante do Grêmio sofre com uma inflamação na sola do pé, mas o problema não é novo. Desde quando chegou a Porto Alegre o camisa 7 luta contra sintomas que chegam a gerar sensação de desconforto extremo ao pisar no chão.

As dores sentidas contra o Palmeiras preocupam por terem sido mais intensas.

Segundo apurou o UOL Esporte, Luan apresentou os sintomas quando ainda não havia sido promovido ao elenco principal do Grêmio. Em 2014, ele foi a grande novidade no time que jogou a Libertadores. De lá para cá, as dores na planta do pé voltaram dezenas de vezes.

Neste período, Luan chegou a consultar especialistas e sempre conseguiu voltar a jogar com tratamento conservador. Ou seja, sem cirurgia. O Grêmio, mesmo com as várias incidências do quadro no histórico do jogador, descarta realização de cirurgia. Na medicina, a intervenção cirúrgica também é vista como fato raro.

"Cirurgia está fora de cogitação", disse Márcio Dornelles, médico do Grêmio. "O Luan tem esse problema há anos, e vamos tratar de forma conservadora", completou Saul Berdichevski, diretor médico do clube gaúcho. 

A fascite plantar é a inflamação do tecido que liga o calcâneo a ponta dos dedos. O osso do calcanhar dá início a lâmina de fibras que se ressente em casos de exercícios repetidos e também desconforto na prática das pisadas. O diagnóstico é comum em maratonistas, ciclistas e em pessoas acima dos 40 anos com quadro de sedentarismo.

No caso dos jogadores de futebol, a repetição dos movimentos e o tipo de solo influenciam. No entanto, o organismo do indivíduo também pesa para formação da inflamação ou não. Ao longo dos anos de 2016 e 2017, Luan recorreu a uma palmilha personalizada cortada a laser. Com o item, o tratamento é para equilibrar as passadas e reduzir desconforto e impacto na sola do pé.

A palmilha também foi adotada por Marcelo Grohe, outro jogador que sofreu com fascite plantar no Grêmio nos últimos anos. Luan, no entanto, chegou a um estágio mais avançado do quadro. As dores intensas no Pacaembu fizeram o meia-atacante sair na metade do segundo tempo e assustaram a comissão técnica pela reação do jogador.

Na segunda-feira, Luan realizou exame de imagem e será tratado como dúvida para o jogo em Buenos Aires contra o River Plate. Na comissão técnica, porém, existe entendimento de que o jogador poderá atuar mediante infiltrações. A decisão será tomada no fim de semana, antes do embarque rumo à Argentina.

Everton é outro jogador que preocupa. A evolução no quadro do camisa 7 pode fazer com que ele seja preservado de olho na segunda partida da semifinal da Libertadores, marcada para dia 30 de outubro.