Com "fator Felipão", Palmeiras busca espantar peso de decidir em casa

A melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, construída ainda sob o comando de Roger Machado, deu ao Palmeiras o direito de decidir todos os duelos de mata-mata em casa na competição. Mas o que poderia se tornar um peso para o alviverde, que vinha sofrendo com desempenhos instáveis diante de sua torcida, tem sido espantado pelos grandes resultados como visitante e pela habilidade de Felipão em lidar com o favoritismo. É esse o cenário para o jogo contra o Colo-Colo nesta quarta-feira (2), a partir das 21h45, que decidirá uma vaga na semifinal.
O Palmeiras venceu o jogo de ida em Santiago por 2 a 0 e encaminhou a classificação, mas Scolari toma todos os cuidados para evitar que o time baixe a intensidade por causa do placar da primeira partida. O discurso de rejeitar qualquer tipo de vantagem faz parte de uma linha seguida por todo o clube neste ano, de adotar cautela e manter os pés no chão, após um 2017 de ambições muito altas publicamente e nenhum troféu conquistado.
As partidas de oitavas de final contra o Cerro Porteño também servem bem para ilustrar a situação vivida pelo Palmeiras. O time alviverde venceu por 2 a 0 o jogo de ida em Assunção e chegou bem mais tranquilo para a partida no Allianz. O clima no estádio era não de apreensão, mas de apoio e ânimo. A expulsão de Felipe Melo logo aos 3 minutos de jogo, porém, quase fez tudo ir por "água abaixo". O exemplo já foi usado por Felipão como mostra de que a parada contra o Colo-Colo não está decidida.
"Temos uma boa vantagem, mas temos que saber examinar o que aconteceu lá no Chile", disse o treinador. "Tivemos dois gols, tivemos outras chances de gol, mas eles também tiveram quatro ou cinco chances vivas de gol. Fomos mais felizes nas conclusões lá, mas tem que ter muito respeito pela qualidade do Colo-Colo. Se imaginarmos que temos vantagem, essa vantagem pode ser diluída em qualquer minuto inicial, e aí fica uma situação difícil".
Felipão tem mantido a tendência já mostrada com Roger de render mais fora de casa. As duas derrotas até aqui foram como mandante, ainda que sob circunstâncias inusitadas. Além do revés por 1 a 0 para o Cerro, no qual o time teve que jogar com um a menos durante praticamente o jogo todo graças ao cartão vermelho de Felipe Melo, houve ainda a derrota pelo mesmo placar para o Cruzeiro, no jogo de ida da Copa do Brasil. O Palmeiras chegou a empatar no último lance, mas o árbitro Wagner Reway anulou o lance por uma falta duvidosa de Edu Dracena sobre Fábio, sem usar o recurso do árbitro de vídeo.
Para o jogo com o Colo-Colo, dando continuidade ao rodízio de jogadores, Scolari deve promover a volta dos titulares que descansaram na vitória sobre o Cruzeiro no último domingo, pelo Brasileirão. O principal desfalque é de Felipe Melo, que cumpre a segunda partida de suspensão imposta pela Conmebol pela expulsão contra o Cerro Porteño; Thiago Santos será o substituto.
Já do lado chileno, a grande baixa é do capitão e ídolo Esteban Paredes. O atacante sofreu uma lesão muscular e será baixa, podendo ser substituído por Morales, que exerce a mesma função, ou pelo meio-campista Pavez. Outro desfalque é do lateral esquerdo Damián Pérez, expulso no jogo de ida. Suazo e Fierro são os nomes mais prováveis para ocupar a vaga do jogador argentino.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras x Colo-Colo
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 03/10/2018 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Cristian de la Cruz e Alexander Guzmán (Colômbia)
Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Thiago Santos; Willian, Moisés e Dudu; Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Colo-Colo: Orión; Zaldivia, Barroso e Insaurralde; Opazo, Baeza, Carmona e Suazo (Fierro); Valdivia; Morales (Pavez) e Barrios. Técnico: Héctor Tapia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.