Topo

Matheus Henrique estreia na Libertadores e fala em 'semana inesquecível'

Grêmio adquiriu mais 60% dos direitos econômicos do volante na semana passada - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio adquiriu mais 60% dos direitos econômicos do volante na semana passada Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/10/2018 16h26

Renovação até 2022 na quinta-feira e estreia em Libertadores na terça. Matheus Henrique, grande novidade do Grêmio contra o Atlético Tucumán-ARG, tem motivos de sobra para não esquecer a semana que passou. Tratado como uma das novas joias das categorias de base do clube gaúcho, o volante ganhou elogios pelo desempenho diante dos argentinos.

Aos 20 anos, Matheus Henrique é lapidado para entrar no time titular a médio prazo. Mas na reta final da atual temporada, deve ganhar cada vez mais espaço.

"O Matheus a gente vem lapidando e soltando aos poucos. Quando eu solto o jogador é por confiar nele. A gente não trabalha um time, mas sim um grupo. Quem entra, sabe o que precisa ser feito. Ele fez o que sempre fez quando teve oportunidades e o que faz nos treinamentos. É um garoto que a gente vem lapidando mesmo", disse Renato.

De acordo com o site SofaScore, Matheus acertou 90,8% dos passes que tentou diante do Tucumán. Conseguiu duas interceptações, mas venceu somente dois de seis duelos. A escalação foi definida na segunda-feira, quando Ramiro foi vetado pelos médicos.

Matheus Henrique foi chamado por Renato e subiu do sexto para o sétimo andar da concentração do Grêmio. No quarto do treinador, ouviu uma pergunta.

"O Renato me chamou no quarto dele na segunda, a gente estava na concentração. Ele disse: ‘Se eu te botar para jogar, você joga?’. Eu disse que com certeza. Ele disse: ‘Confio em você, o grupo confia em você, e você vai começar jogando", contou o jogador em entrevista ao Sportv. "Graças a Deus, uma semana de jamais ser esquecida. O grêmio conseguiu comprar minha renovação até 2022, e ontem um dia muito especial na minha vida, minha estreia na Libertadores", comentou.

Aos olhos da diretoria e comissão técnica, Matheus Henrique tem características que podem ajudar (e muito) o estilo de jogo do Grêmio. Ainda assim, o plano é conseguir trabalhar aspectos defensivos no ex-jogador do São Caetano.

Desde a saída de Jailson, negociado com o Fenerbahce-TUR, o Grêmio tem sofrido com opções mais defensivas para função de volante. Cícero, Maicon, Thaciano e Kaio se revezam na missão de jogar à frente da defesa. O grupo ainda espera pelo retorno de Michel para aumentar a lista. Enquanto isso, Matheus Henrique se consolida como opção imediata.