Topo

Grêmio pega Tucumán-ARG para manter 100% na Arena e ir às semifinais

Grêmio é único time da Libertadores 2018 a vencer todos os jogos em casa - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio é único time da Libertadores 2018 a vencer todos os jogos em casa Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/10/2018 04h00

O Grêmio recebe o Atlético Tucumán-ARG, nesta terça-feira (2), para confirmar classificação às semifinais da Libertadores. A partida também vale para manter 100% de aproveitamento na Arena, em Porto Alegre. O time gaúcho é o único do torneio que ganhou todos os pontos que disputou ao lado de seu torcedor e sofreu apenas um gol em quatro partidas.

Atual campeão da América, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença que avança. No jogo de ida, Alisson e Everton garantiram 2 a 0 e grande vantagem.

O histórico do time de Renato Gaúcho como mandante, nesta edição de Libertadores, não indica que possa haver surpresas. Somando fase de grupos e oitavas de final, o Grêmio tem quatro vitórias em quatro jogos dentro de casa. Incríveis 14 gols marcados.

Na fase de grupos, o Grêmio fez 4 a 0 no Monagas-VEN, 5 a 0 no Cerro Porteño e depois 1 a 0 no Defensor-URU. Nas oitavas de final, arrancou 2 a 1 diante do Estudiantes no final e obteve classificação nos pênaltis.

Dentre todos os demais participantes deste ano, quem mais chegou perto de ter 100% em casa foi o Racing-ARG. O clube de Avellaneda ganhou de Cruzeiro, Vasco e Universidad de Chile no 'El Cilindro' na fase de grupos, mas empatou sem gols com o River Plate e acabou eliminado nas oitavas de final, ao perder a partida disputada no Monumental de Nuñez. 

Para o Grêmio, a lição vem da temporada passada. Nas oitavas e semifinais, o time gaúcho defendeu vantagem e levou sustos. Saiu perdendo para o Godoy Cruz-ARG e depois virou para 2 a 1, confirmando o 1 a 0 obtido no país vizinho. E contra o Barcelona-EQU, perdeu pelo placar mínimo depois de fazer 3 a 0 em Guayaquil.

"É importante ter a força do nosso torcedor. No ano passado, contra o Barcelona, a gente venceu lá por 3 a 0 e perdemos aqui. Serve de alerta para a gente, temos que estar concentrados", disse Luan. "A gente tem um grupo bem cascudo, experiente, que jogou uma série de torneios assim. Ano passado teve o Barcelona, teve o Godoy Cruz também que veio aqui e fez 1 a 0 antes da gente virar o placar", citou Geromel.

O time que defenderá a invencibilidade gremista tem, a rigor, uma dúvida. Com Jael relacionado, Renato pode promover a volta do centroavante ou sair com Alisson e reeditar formação usada na Argentina. Thonny Anderson, que foi preservado do jogo contra o Fluminense no sábado, também é alternativa. A vaga de Maicon, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deve ficar com Thaciano.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO TUCUMÁN-ARG

Data e hora: 02/10/2018 (terça-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo (para o RS) e Fox Sports
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Cláudio Rios (CHI)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Cícero, Thaciano, Ramiro, Luan e Everton; Thonny Anderson (Alisson/Jael)
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO TUCUMÁN-ARG: Lucchetti; San Román, Cabral, Lamas e Abero; Acosta, Mercier, Aliendro e Barbona; Rodríguez e Díaz
Técnico: Ricardo Zielinski