Cruzeiro x Boca no Mineirão já teve 'gol de placa' de Ronaldo aos 17 anos

Cruzeiro e Boca Juniors voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (4) pela Libertadores. Precisando fazer uma partida praticamente perfeita, o time da casa pode se inspirar em um dos maiores jogadores da história para fazer os gols necessários contra a equipe argentina. Pela competição continental, o último triunfo celeste diante dos xeneizes aconteceu em 1994. Naquela ocasião, um garoto foi um dos responsáveis por marcar um gol considerado de placa no Mineirão. O jovem em questão era Ronaldo Nazário de Lima, ainda com 17 anos de idade.
Naquela edição da Libertadores, o Cruzeiro caiu no grupo da morte ao lado de Palmeiras, Boca e Vélez Sarsfield, que viria a terminar em primeiro na chave. Nos dois confrontos com o Boca, a Raposa venceu por 2 a 1. Na partida, em Belo Horizonte, Ronaldo pegou a bola no meio campo, driblou todos os defensores do adversário, passou pelo goleiro Navarro Montoya e balançou as redes. Classificado para a fase seguinte, o Cruzeiro acabou caindo para o Union Española, do Chile, nas oitavas de final. Apesar de não ter rendido a tradicional placa afixada no estádio, o feito de Ronaldinho ficou marcado no popular como gol de placa e entrou para a galeria de belos lances do Mineirão.
Ronaldo estreou pelo Cruzeiro em agosto de 1993, ainda com 16 anos. O atacante passou pouco tempo no clube, mas deixou saudades. O gol de 94 foi só mais um dos seus cartões de visita para o mundo. Naquele mesmo ano, o garoto seria tetracampeão com o Brasil na Copa do Mundo e vendido ao PSV, da Holanda, por 6 milhões de dólares, iniciando sua trajetória de sucesso no velho continente.
Em 55 apresentações como titular do Cruzeiro, Ronaldinho fez nada menos que 56 gols. Usando a camisa estrelada, ainda foi artilheiro da Supercopa da Libertadores (oito gols) e do Campeonato Mineiro (22 gols), além de ter deixado a equipe com as taças da Copa do Brasil de 93 e do Mineiro de 94.
Dez anos após deixar Minas Gerais, o atacante retornou ao estádio que praticamente o revelou para o mundo, agora não mais como Ronaldinho, mas como Ronaldo Fenômeno. Em 2004, ele jogou as eliminatórias da Copa contra a Argentina e marcou todos os gols na vitória por 3 a 1. Desta vez, os gols foram de pênalti, todos eles sofridos e convertidos pelo camisa 9.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.