Topo

Grêmio mantém nível alto e vê time em 'lua de mel' com a torcida

Time gaúcho tem quatro títulos nos últimos 20 meses e segue com grandes atuações - Diego Vara/Reuters
Time gaúcho tem quatro títulos nos últimos 20 meses e segue com grandes atuações Imagem: Diego Vara/Reuters

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/05/2018 04h00

Com a goleada em cima do Cerro Porteño-PAR, o Grêmio empatou com o Racing na condição de melhor ataque da Libertadores. Autor de 10 gols em quatro partidas, o Tricolor mantém a sina de obter marcas expressivas e quebrar recordes. Para Renato Gaúcho, os dados estatísticos complementam o momento de títulos em série e levam a fase de bonança. Nas palavras do técnico, o clube vive 'lua de mel' com a torcida. Assista aos gols da partida.

A vitória de 5 a 0 contra os paraguaios atestou que o campeão da América segue em alto nível. O desempenho remontou a série de bons jogos do ano passado. Com controle e intensidade.

"Muitos treinadores gostariam de estar no meu lugar. Um grupo maravilhoso. Um grupo que ganha jogos, títulos. Nesses quase 20 meses o Grêmio está em lua de mel com seu torcedor. Esse é nosso objetivo. Temos que dar continuidade buscando títulos. Falo a eles: entra na história quem ganha títulos. Esse grupo me dá orgulho. A mim, ao torcedor, ao roupeiro, ao presidente", disse Renato Portaluppi.

Para a diretoria, o termo também é apropriado. De 2016 para cá, o Grêmio saiu da fila de títulos de expressão e passou a colher resultados fora de campo. Aumento no quadro social, média de público e transferência recorde com Pedro Rocha. Mais recentemente, acerto com o Barcelona para negociar Arthur e liberá-lo apenas em janeiro do ano que vem.

"Eu não tenho visto todos os times da América, mas respeito vários times. Boca, River, Palmeiras, Corinthians. Não sei se estão melhor ou pior, mas são grandes clubes. Vamos respeitar todos e continuar jogando o nosso jogo", comentou Duda Kroeff, vice de futebol.

Além do melhor ataque da Libertadores, o Grêmio viu Marcelo Grohe chegar a 840 minutos sem sofrer gols. As nove partidas em sequência atualizaram um recorde que já era do goleiro e havia sido obtido em 2014. O Tricolor também continua sem sofrer gols de bola rolando. A última vez foi em 12 de novembro do ano passado, em duelo com o Vitória pelo Brasileiro.

"Os números do Grêmio, quando a equipe principal joga, revelam entrosamento muito bom. A gente vem batendo recordes e recordes", apontou Renato. "Cada vez eles se entendem mais. Eles precisam conversar, trocar ideias. E eles conversam. Não é só o treinador orientar".

A lua de mel do Grêmio tem novo jogo para ser reforçada. No domingo, o time volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro e recebe o Santos em partida válida pela quarta rodada.