Topo

Grêmio tem histórico quase infalível e planejamento se torna arma

Grêmio volta a jogar em casa e com força máxima para assumir primeiro lugar do grupo - Jeferson Guareze/AGIF
Grêmio volta a jogar em casa e com força máxima para assumir primeiro lugar do grupo Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/05/2018 04h00

Preservar titulares no Brasileirão se tornou algo habitual para o Grêmio e tem dado certo. De 2016 para cá, o Tricolor não se melindrou e focou suas forças em copas. Ganhou dois títulos e tem debaixo do braço o histórico quase infalível com esse planejamento. Nesta terça-feira (1), diante do Cerro Porteño, o time de Renato Gaúcho joga mais uma vez seguindo a filosofia de entrar elétrico depois de segurar bem as energias antes de uma partida considerada decisiva.

A partida diante dos paraguaios, às 19h15 (horário de Brasília), vale a liderança do grupo 1 da Libertadores. E pode até encaminhar a classificação às oitavas de final.

O planejamento do Grêmio, desde a chegada de Renato Portaluppi há quase 20 meses, é bem claro. Foco total e absoluto em jogos decisivos. Acúmulo de energia para partidas eliminatórias e, sempre que possível, atuar tentando abrir larga vantagem no jogo de ida.

No Campeonato Brasileiro de 2018 a preservação ocorreu contra o Botafogo, no último sábado, depois da estreia na Copa do Brasil diante do Goiás. No Engenhão, derrota por 2 a 1. Em Goiânia, vitória por 2 a 0 e vaga encaminhada. Agora é a vez da Libertadores.

Desde que passou a adotar essa estratégia, fechando planejamento voltado para jogos mata-mata, o Grêmio tem apenas dois insucessos. Em 2017, caiu na semifinal do Gauchão e Copa do Brasil diante de Novo Hamburgo e Cruzeiro. Em ambos episódios, foi eliminado nos pênaltis. A queda no estadual, por incrível que pareça, teve maior impacto.

No restante da caminhada do atual Grêmio, o planejamento deu certo e se tornou uma arma. Sem forçar o time titular, o Tricolor consegue manter a filosofia de dominar o adversário e abrir boa vantagem. A ideia de jogo do time de Renato também passa, e muito, pelo aspecto físico. O controle da posse de bola exige alto grau de concentração e fôlego.

Contra o Cerro Porteño, o Grêmio joga uma partida da fase de grupos com cara de mata-mata. O time paraguaio é rival na disputa pelo primeiro lugar da chave. Se vencer, o Tricolor assume a ponta e pode até ter benefício para o futuro. Explica-se. A rodada seguinte, o time visita o Monagas-VEN três dias depois de receber o Internacional pela quinta rodada do Brasileirão. No jogo de encaixe entre datas e objetivos, Renato pode até mesclar a equipe na Venezuela.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CERRO PORTEÑO

Data e hora: 01/05/2018 (terça-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

CERRO PORTEÑO: Antony Silva; Raúl Cáceres, M. Cáceres, Juan Escobar e Arzamendia; Jorge Rojas, Marcelo Palau, Rodrigo Rojas, Willian Candía e Novick; Diego Churín
Técnico: Luis Zubeldía