Topo

Grêmio prepara promessa, xodó de Renato e ex-corintiano para Libertadores

Jael, centroavante do Grêmio, será inscrito na vaga de Bolaños na Libertadores - Divulgação/Grêmio
Jael, centroavante do Grêmio, será inscrito na vaga de Bolaños na Libertadores Imagem: Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

22/09/2017 04h00

O Grêmio já tem planejadas três trocas na lista de inscritos para as semifinais da Libertadores. O time gaúcho irá colocar no elenco de disponíveis uma de suas principais apostas atuais: o jovem Patrick. Além dele, estarão na lista o ex-corintiano Cristian e Jael, recuperado de lesão e xodó do técnico Renato Gaúcho. 

Há tempo para efetuar inscrição. Com o próximo jogo apenas no dia 24 de outubro e a necessidade de entregar a relação de câmbios 48 horas antes, o Tricolor poderá agir com tranquilidade. As mudanças, no entanto, já estão definidas.

A primeira lista de inscritos para Libertadores foi entregue em março, e três trocas foram feitas em agosto para o mata-mata: entraram Douglas, Arroyo e Paulo Victor nos lugares de Gastón Fernánfez, Dida e Machado.

Agora, para semifinais e uma eventual final, mais três trocas são autorizadas. Um dos que deixará a relação é o atacante Pedro Rocha, negociado com o Spartak Moscou, da Rússia. Outra saída certa é o equatoriano Miller Bolaños, que foi para o Tijuana, do México. O terceiro a deixar a relação é Maicon, que não atua mais neste ano por força de uma lesão. 

Aposta da base

Patrick em ação pelo Grêmio ainda nas categorias de base - Rodrigo Fatturi/Grêmio - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Patrick, de 18 anos, é a principal aposta do Grêmio atualmente. O meia tem participado bem dos jogos da equipe reserva e tornou-se rapidamente opção para o time de cima. Driblador e com boa conclusão, o jogador segue os moldes de Luan e Pedro Rocha e carrega toda expectativa da direção gremista. Pelo principal, Patrick disputou sete partidas e não fez gols. Além de bons jogos pela base, no histórico dele ainda constam chamados para seleção brasileira em times inferiores. 

Xodó de Renato

Jael, centroavante do Grêmio, em jogo do time de transição na Copa FGF - Divulgação/Grêmio - Divulgação/Grêmio
Imagem: Divulgação/Grêmio

Jael é bem mais rodado. Com 28 anos, o centroavante de imposição física com passagem pelo Flamengo é aposta pessoal do técnico Renato Gaúcho. Chegou ao clube por intermédio do treinador, que já tinha tentado o contratar já na primeira passagem pelo reservado gremista, em 2010. 

Depois de se lesionar logo no início da temporada, ele passou por cirurgia e recuperou-se, voltando a atuar diante da Chapecoense no último fim de semana. Será alternativa para Lucas Barrios no comando de ataque. 

Ex-Corinthians é último reforço

Cristian posa com camisa do Grêmio em apresentação oficial - Jeremias Wernek/UOL - Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL

O último a ser inscrito será Cristian, que também foi o reforço final da temporada. O atleta de 34 anos ainda não estreou e, aliás, ele está fora dos gramados desde dezembro do ano passado. Elogiado pela experiência, o jogador que deixou o Corinthians será colocado na vaga de Maicon e servirá como apoio aos atletas de meio.