Topo

Léo Moura entendeu mudança 'para não tomar gol', diz técnico do Grêmio

Renato Gaúcho fez substituição ainda no primeiro tempo do jogo contra o Botafogo - Ricardo Rímoli/AGIF
Renato Gaúcho fez substituição ainda no primeiro tempo do jogo contra o Botafogo Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

21/09/2017 17h03

Renato Gaúcho mudou o Grêmio antes dos 40 minutos do primeiro tempo no duelo com o Botafogo nas quartas de final da Libertadores. Segundo o próprio, a saída de Léo Moura para entrada de Everton teve uma razão óbvia: não tomar o gol. E o sacado compreendeu a necessidade.

"É preciso sentir quando se está perdendo terreno. É fundamental enxergar o que está acontecendo com o time dele e o adversário. Tem que enxergar o jogo e ter coração para mudar. Tem muita gente que fica com medo de mudar. Mas acho que fui bastante corajoso, sim, pela mudança que eu fiz. Acredito que se não tivesse feito aquela mudança, íamos tomar o gol. A partir dali, equilibramos as coisas", disse Portaluppi.

Com Léo Moura em campo, o Grêmio parecia preso e o Botafogo tinha as principais chances de gol. A partir da entrada de Everton, o Tricolor cresceu e no segundo tempo conseguiu o gol que o colocou na próxima fase da competição continental.

Segundo Renato Gaúcho, Léo Moura entendeu a saída. Em vez de ficar chateado, o experiente jogador que beira os 40 anos percebeu a melhora da equipe sem ele.

"Por isso que ele foi capitão por 10 anos no Flamengo. Ele foi muito bem recebido, adora jogar no Grêmio e adora Porto Alegre. E desde que chegou, tem contribuído. Por ser experiente, entendeu. Não consegui falar com ele na saída de campo e depois fui falar com ele. Ele entendeu, sabia. Eu optei pelo Léo e por ser a terceira partida na semana. Ele tem 39 anos, o desgaste era grande. E ele estava pelo flanco, onde eu precisava de velocidade. Ele entendeu, é uma pessoa inteligente", completou Renato.

O Grêmio encara o Bahia no fim de semana. A Libertadores volta ao calendário apenas em 24 de outubro, quando o Barcelona de Guayaquil é rival nas semifinais.