Topo

Momento de R. Oliveira esfria renovação. Os dois lados fogem do assunto

Ricardo Oliveira "esquentou" o banco de reservas no empate contra o The Strongest - Guilherme Dionízio/PhotoPress/Estadão Conteúdo
Ricardo Oliveira "esquentou" o banco de reservas no empate contra o The Strongest Imagem: Guilherme Dionízio/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/05/2017 04h00

O contrato do atacante Ricardo Oliveira com o Santos termina em dezembro deste ano e o jogador ainda não renovou o seu vínculo, apesar de algumas conversas entre dirigentes e seus representantes. Mais do que isso: já não existem mais reuniões há meses sobre o assunto.

O motivo principal é a fase de Ricardo Oliveira. No momento, não é interessante para nenhum dos lados (Santos e estafe do jogador) discutirem a renovação em meio ao baixo desempenho do capitão santista dentro de campo. O centroavante, que chegou a viver jejum de cincos jogos sem gols neste ano, foi para o banco de reservas no empate do Santos contra o The Strongest, na Bolívia.

A diretoria pretende avaliar o número de jogos e gols do atacante durante a temporada para saber o quanto está disposta a investir em uma renovação. O estafe de Ricardo Oliveira, por sua vez, acredita que a fase ruim dele o impede de conseguir uma boa renovação no momento. A ideia deles é esperar a redenção do camisa 9 em 2017 para voltar a procurar o Santos.

Desde que retornou ao clube, no início de 2015, o jogador vem caindo de rendimento ano a ano. Um levantamento do UOL Esporte mostra que o capitão santista jogou e marcou menos gols a cada mudança de calendário.

Em 2015, seu primeiro ano, Ricardo Oliveira disputou 62 de 71 jogos do Santos, com 87% de aproveitamento. No ano seguinte, o número baixou bastante. Foram apenas 39 em 68 partidas disputadas pelo Santos, aproveitamento de 57%

Neste ano, os números são ainda menores. Até o momento, a equipe santista fez 22 jogos. Ricardo Oliveira só jogou 13, ou 59% dos jogos. Marcou 3 gols, média de 0,23 por partida.

Segundo estatísticas do Footstats, o capitão santista ainda é o “rei dos impedimentos” na Copa Libertadores da América. Ele lidera com sete impedimentos, o mesmo número de Sergio Unrein, do Zúlia, da Venezuela, e Fred, do Atlético-MG.