Topo

CBF confirma registro e Thiago Heleno reforça Atlético-PR na Libertadores

GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em Curitiba (PR)

14/02/2017 15h36

O General voltará a comandar a defensiva atleticana como fez no Brasileirão 2016. A CBF publicou no BID o novo contrato do zagueiro Thiago Heleno e ele já poderá atuar contra o Deportivo Capiatá pela Libertadores, nesta quarta, 21h45 em Curitiba. O confronto com o time paraguaio é válido pela terceira fase da competição, última antes da fase de grupos. Heleno vinha treinando com o elenco normalmente e deve ocupar a vaga de Wanderson, que atuou nos jogos eliminatórios contra o Millonarios da Colombia.

Thiago Heleno assinou nessa terça pela segunda vez um contrato com o Atlético, igual ao que havia assinado há 20 dias, com duração de quatro anos. Anteriormente, Heleno havia tido a notícia de que a Fifa o liberara de maneira inédita do vínculo com o Deportivo Maldonado, da segunda divisão uruguaia, por nunca ter atuado pelo clube apesar de ter contrato com os uruguaios desde 2010.

O zagueiro foi inscrito na Libertadores com a camisa número 4, mas a contratação estava em suspenso até que a Fifa arbitrasse a multa a ser paga pelo atleta ao clube e finalmente confirmasse o envio dos documentos ao Brasil.

Thiago Heleno no BID - Repdrodução - Repdrodução
Imagem: Repdrodução

Maldonado na mira da Fifa

Clube pequeno do litoral uruguaio, o Deportivo Maldonado está na segunda divisão desde 2005, após ter sido rebaixado no ano anterior. Sua melhor classificação na elite uruguaia foi um 7º lugar em 2002. Ainda assim, ao longo destes anos, vários ótimos jogadores estiveram ligados ao clube, casos do ex-atacante do São Paulo Jonathan Calleri, hoje no West Ham por empréstimo, ou do ex-lateral do próprio Atlético e também do Santos, Alex Sandro, vendido ao Porto pelo Maldonado.

A Fifa está de olho nas movimentações do clube desde 2015, quando proibiu pessoas físicas de terem direitos econômicos de jogadores. O grupo inglês Stellar, ligado à família Arribas, já movimentou cerca de 80 milhões de euros nos últimos sete anos. O Uruguai é conhecido por conceder isenções fiscais a investidores, o que faz com que o clube se torne um ótimo negócio para compra e venda de atletas.