Palmeiras já fez papel do Nacional e ajudou Corinthians a chegar em decisão
O Palmeiras entrará em campo com uma missão complicada na noite desta quinta-feira para conseguir a classificação às oitavas da Libertadores. O time do técnico Cuca precisa vencer o River Plate-URU no Allianz Parque e ainda torcer para o Nacional-URU derrotar o Rosario Central-ARG em Montevidéu.
Há 28 anos, o Palmeiras viveu algo parecido e desempenhou bem o papel do Nacional. O fato se deu nas finais do Campeonato Paulista de 1988, quando o Corinthians conseguiu avançar à decisão depois de vencer o Santos e contar com a vitória palmeirense sobre o São Paulo.
Naquela ocasião, os quatro grandes disputaram um quadrangular na semifinal do estadual. Na última rodada, disputada em 17 de julho daquele ano, o Palmeiras, que já estava eliminado do campeonato, foi ao Morumbi enfrentar o time são-paulino. No mesmo horário, Corinthians e Santos mediram forças no Pacaembu.
O São Paulo tinha um ponto de vantagem sobre o Corinthians e parou na defesa do Palmeiras, que marcou o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Àquela altura, o Corinthians já vencia o Santos por 2 a 0, com direito a defesa do goleiro Ronaldo em um pênalti.
Após o gol palmeirense, a torcida corintiana comemorou a classificação e chegou a gritar "Palmeiras" nas arquibancadas do Pacaembu. Eliminado, o time alviverde viu o rival ser campeão estadual na final contra o Guarani.
Palmeiras também precisa tirar saldo
Para avançar na Libertadores e evitar a primeira eliminação na primeira fase em 37 anos, o Palmeiras terá de vencer o River Plate terá de tirar três gols de saldo em relação ao Rosario. Hoje, o time argentino soma oito pontos, contra cinco da equipe paulista (no saldo, os palmeirenses perdem por três a zero).
O próximo critério de desempate é o número de gols marcados. O Palmeiras foi às redes oito vezes, enquanto o Rosario tem 11 gols. O time brasileiro leva a melhor nos gols feitos fora de casa (cinco a três).
Dessa forma, o Palmeiras pode se classificar com uma vitória por 3 a 1 — nesse caso, o Nacional, que atuará sem nove titulares e já está classificado, terá de vencer o Rosario no Uruguai pela contagem mínima. Para Cuca, o time uruguaio buscará a vitória para melhor a posição entre os 16 classificados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.