Topo

Por que meia que está irregular foi inscrito pelo Atlético na Libertadores?

Cazares chegou ao Atlético-MG no início do ano, mas não foi inscrito ainda - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Cazares chegou ao Atlético-MG no início do ano, mas não foi inscrito ainda Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/02/2016 06h00

O Atlético-MG está definido para a estreia na Libertadores. Diego Aguirre divulgou, nesse domingo (14), a lista de relacionados para o jogo contra o Melgar, do Peru, nesta quarta-feira (17). A grande novidade é a aparição de Juan Cazares, que ainda não teve o seu contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Robinho e Dátolo estão fora do primeiro jogo.

A situação do equatoriano é a que mais chama a atenção. Embora não esteja regularizado, o meia-atacante pôde ser inscrito na principal competição continental. O diretor jurídico atleticano, Lásaro Cândido Cunha, explica a situação.

“A Conmebol permite, na Libertadores, que a gente inscreva um jogador que tenha se transferido e necessite apenas de alguns documentos para estar totalmente regularizado. O Cazares só não foi inscrito porque é necessário um documento que comprova a transferência dele. É um problema entre a AFA e a Federação Equatoriana. Estamos aguardando. Se este documento chegar até segunda, ele vai para o jogo da quarta-feira”, disse ao UOL Esporte.

Embora esteja na lista de atletas que participarão do torneio pelo Galo, o atleta só estará à disposição de Diego Aguirre quando a sua documentação for entregue à CBF. Antes disso, é impossível que ele dispute qualquer tipo de partida.

O Atlético já recorreu à Fifa com o intuito de viabilizar a transferência do jogador, que pertencia ao Independiente Del Valle, do Equador, mas estava emprestado ao Banfield, da Argentina, até dezembro passado. A expectativa da cúpula é que Juan Cazares esteja à disposição no jogo desta semana.

Se, por um lado, diretoria e comissão técnica estão otimistas com a situação de Cazares, por outro, Robinho e Dátolo são as decepções para a primeira rodada da fase de grupos. O Rei das Pedaladas ainda aprimora o físico na Cidade do Galo, enquanto o argentino se recupera de contusão na coxa direita.