Topo

Libertadores - 2019

Times da Libertadores valem 15% menos do que participantes da Champions, segundo ranking

Finalistas do Mundial, Corinthians (6º) e Chelsea (3º) estão entre os primeiros da IFFHS - Flavio Florido/UOL
Finalistas do Mundial, Corinthians (6º) e Chelsea (3º) estão entre os primeiros da IFFHS Imagem: Flavio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/02/2013 06h00

Mensalmente o universo do futebol repercute a relação que IFFHS (Federação de História e Estatística do Futebol) divulga para hierarquizar os melhores times do mundo. Com base na última edição do ranking, fechada em janeiro, atesta-se que as equipes que disputam a Libertadores 2013 valem 15% menos do que os participantes da Liga dos Campeões.

Na lista em questão, a média de pontos dos participantes da Liga dos Campeões é de 171,85 pontos, enquanto que as equipes da Libertadores apresentam conta de 146 pontos.

O Barcelona lidera a última atualização do ranking da IFFHS, com 307 pontos, em uma relação amplamente dominada pelos europeus. O melhor sul-americano da lista é o Boca Juniors, em quarto lugar, com 278 pontos.

Entre os brasileiros, o Corinthians é a equipe melhor colocada, com a 6ª posição, com 273 pontos.

Dos 32 times da Libertadores, três não aparecem no ranking da IFFHS, que vai até a 425ª posição. São eles: San José (Bolívia), Caracas e Deportivo Lara (Venezuela).

Segundo critérios de pontuação divulgados no site da entidade, as duas competições continentais têm bonificação idêntica no ranking, com 14 pontos para vitórias e 7 para empates. A diferença entre europeus e sul-americanos pode se explicar pelo desnível de tratamento em relação aos campeonatos nacionais, de acordo com sua importância no cenário internacional.

O ranking da IFFHS ainda premia o desempenho nas competições continentais de segundo escalão, como Liga Europa e Copa Sul-Americana, com 12 pontos para vitórias e 6 para empates, em ambos os torneios.