Topo

Libertadores - 2019

Corinthians encara rival a quem nunca venceu e inicia luta contra fantasma de Tolima

Na entrevista de terça passada, Tite disse que grupo estava preparado para reagir - Leandro Moraes/UOL
Na entrevista de terça passada, Tite disse que grupo estava preparado para reagir Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/05/2012 06h00

O Corinthians desafia na noite desta quarta-feira um pequeno tabu: Emelec, time contra qual nunca obteve uma vitória. Para não transformar a equipe equatoriana de desconhecida a mais um herói de anticorintianos, assim como foi com o colombiano Tolima, Tite e companhia tentarão pelo menos um empate com gols no Equador para depois defender a classificação no Pacaembu, só daqui a uma semana.

Na história, o time do Parque São Jorge enfrentou o adversário de quarta apenas uma vez e perdeu por 1 a 0. O jogo foi disputado no dia 13 de abril de 1966, no Estádio Nacional, em Guaiaquil.

Jogando fora de casa contra equatorianos, os corintianos também não têm tantas lembranças boas. Em seis jogos, foram seis jogos, com três derrotas, para Emelec, Deportivo Cuenca e El Nacional, e três vitórias, diante de LDU, Barcelona e Espoli. No total, o retrospecto é bem mais favorável. Nos dez jogos, o time do Parque São Jorge venceu sete e perdeu três.

A última vez em que o Corinthians enfrentou uma equipe equatoriana, em 2000, o torcedor cansou de gritar gol. No Equador, o time paulista venceu por 2 a 0 e, em São Paulo, aplicou uma sonora goleada de 6 a 0.

 

O ano, no entanto, não foi das melhores lembranças para os corintianos na Libertadores. No mata-mata, o Palmeiras eliminaria o Corinthians com o inesquecível pênalti perdido por Marcelinho Carioca, na consagração definitiva do agora aposentado Marcos.

Para o jogo, o Corinthians deve ter pelo menos duas mudanças em relação ao time que vinha atuando como titular. Cássio assume a vaga que era de Júlio César, enquanto que William será o atacante no lugar de Liedson. Ainda há a possibilidade de Chicão dar lugar para Marquinhos.