UOL Esporte Libertadores
 
Paulo Whitaker/Reuters

Ganso recebeu a notícia da gravidade da lesão e aparentou estar bastante desanimado

09/05/2011 - 10h45

Ganso tem lesão de "grau 2" e só deve voltar para eventual final da Libertadores

João Henrique Marques
Em Santos (SP)

O Santos divulgou o resultado do exame de Paulo Henrique Ganso e a notícia é ruim. O meio-campista, que deixou a final do Paulista com dores na coxa, lesionou o músculo reto da coxa direita e vai desfalcar o time da Vila Belmiro por seis semanas.

LÉO EMBARCA; AROUCA SEGUE VETADO

  • João Henrique Marques

    Desfalques do Santos na primeira partida da final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, Arouca e Léo viveram situações distintas nesta segunda-feira. O lateral embarcou com a delegação santista para a Colômbia, onde o alvinegro encara o Once Caldas pelas quartas de final da Libertadores, equanto o volante não viajou, pois segue vetado pelo DM.

Ganso, de acordo com a previsão de Rodrigo Zogaib, médico do Santos, voltará no dia 20 de junho. Se cumprir esse cronograma à risca, o camisa 10 poderá disputar apenas o segundo jogo de uma eventual final da Copa Libertadores, que aconteceria no dia 22 de junho.

"Normalmente, o tempo de recuperação de uma lesão muscular de grau dois é de quatro semanas. Mas no caso do PH Ganso, este tempo será de seis semanas, já que o músculo reto anterior é fundamental para o equilíbrio e força na prática de futebol. Na recuperação, vamos utilizar um método adjuvante para o tratamento de lesões musculares, chamado PRP (plasma rico em plaquetas)”, cita Zogaib em comunicado do Santos à respeito da lesão de Ganso.

O tratamento programado virou comum no esporte. Um dos precursores na utilização do método no futebol brasileiro foi Fábio Costa.

Em 2008, quando defendia o Santos, o goleiro sofria com uma lesão na coxa e procurou um médico particular para utilizar o recurso. O resultado foi benéfico, e o retorno, previsto inicialmente para seis meses, se deu em pouco mais de dois meses.  

Médico do Santos explica lesão de Ganso

O departamento médico do Santos ainda trabalha com a hipótese de um retorno mais cedo de Ganso. Se melhorar em um mês, por exemplo, ele poderá jogar o primeiro jogo da eventual final.

A informação sobre o resultado dos exames foi repassada à imprensa na manhã desta segunda-feira, no embarque do Santos para a Colômbia. Na próxima quarta, o time de Muricy Ramalho faz seu primeiro jogo contra o Once Caldas, pelas quartas da Copa Libertadores.

Segundo Rodrigo Zogaib, o tratamento em Ganso já tem início nesta segunda-feira. Esta é a segunda lesão grave na curta carreira do meio-campista, que ficou sete meses afastado dos gramados após lesionar o joelho na segunda metade do ano passado. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host