UOL Esporte Libertadores
 
Rafael Moraes/Photocamera

Júlio César fez o primeiro gol e abriu o caminho da classificação do Fluminense

20/04/2011 - 23h56

Flu consegue milagre, vence na Argentina e avança às oitavas da Libertadores

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O que poucos acreditavam aconteceu: o Fluminense conseguiu sua classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores (pega o Libertad-PAR). Na noite desta quarta-feira, em Buenos Aires, o Tricolor derrotou o Argentinos Juniors por 4 a 2 e foi beneficiado pelo empate em 0 a 0 do Nacional-URU com o América-MEX, em Montevidéu. Fred fez dois gols, sendo o último, de pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo. Rafael Moura e Júlio César completaram para os brasileiros. Salcedo e Oberman marcaram para os donos da casa.

VEJA OS GOLS DA VITÓRIA DO FLUMINENSE

No fim da partida, irritados com a eliminação, os jogadores do Argentinos Juniors partiram para cima do atletas do Fluminense. Os torcedores jogaram cadeiras em cima da delegação tricolor e nada foi feito pela polícia local.

Com os resultados, o América terminou na liderança do grupo 3, com dez pontos, contra oito do Fluminense e também do Nacional. Os brasileiros, entretanto, superaram os uruguaios nos gols marcados. O Argentinos Juniors, com sete, terminou na lanterna da chave.

Classificado, o Fluminense, agora, foca no Estadual. No domingo, às 16h, no Engenhão, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o time faz o clássico contra o Flamengo.

O jogo

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
15min - Fred tabela com Marquinho, recebe na entrada da área e chuta. Ela bate na trave, no goleiro e fica com Navarro
17min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Júlio César recebe ótimo passe de Marquinho e chuta cruzado no canto esquerdo de Navarro
25min - GOOOLLL DO ARGENTINOS JUNIORS!!!! O árbitro marca pênalti de Gum em Salcedo. O próprio Salcedo bate e converte
40min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Fred cobra falta de longe, a bola é rápida, mas Navarro falha e ela entra
44min - Niell recebe cruzamento na área, ajeita bonito, pega de bicicleta e a bola manda na trave direita
SEGUNDO TEMPO
4min - Mariano cruza, Fred ajeita de peito para Marquinho, que chuta e Navarro manda a escanteio
9min - GOOOLLL DO ARGENTINOS JUNIORS!!! Após cruzamento, Valencia corta mal, Oberman pega o rebote e chuta. A bola desvia no próprio Valencia e "mata" Ricardo Berna
23min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Após escanteio, Valencia cabeceia, Navarro espalma e a bola sobra limpa para Rafael Moura marcar
43min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! O árbitro marca pênalti de Navarro em Edinho. Fred cobra e anota o quarto

O Fluminense entrou em campo esquecendo os problemas de indisciplina de Emerson, que foi afastado pela diretoria e sequer joga domingo contra o Flamengo.

Mesmo jogando na casa do adversário, o Fluminense, até porque precisava da vitória a qualquer custo, começou o jogo em cima do Argentinos Juniors. Solto, a equipe trocava passes e envolvia o adversário.

Aos 15, Fred mandou na trave. Dois minutos depois, Júlio César abriu o placar. O Fluminense era dono da partida. Porém, aos 25, árbitro marcou um pênalti duvidoso de Gum em cima de Salcedo. O próprio jogador cobrou e deixou tudo igual em Buenos Aires: 1 a 1.

O empate do Argentinos Juniors mexeu com o Fluminense. O time demorou um pouco para se reencontrar. Quando isso aconteceu, voltou a ter o domínio da partida. Aos 40 minutos, Fred cobrou falta com violência, Navarro colaborou e o Tricolor ficou novamente em vantagem.

Era tudo que o Fluminense queria para terminar o primeiro tempo. Entretanto, o desejo quase foi embora aos 44 minutos, quando Niell mandou uma linda bicicleta que bateu na trave e não entrou.

Com o empate em 0 a 0 entre Nacional e América, o Fluminense ainda precisava de mais um gol para se classificar. O Tricolor voltou para o segundo tempo pensando exatamente nisso. Aos quatro minutos, Marquinho teve uma ótima chance, mas Navarro salvou os argentinos.

O Fluminense tinha controle do jogo, mas o sistema defensivo falhou e o Argentinos Juniors, aos nove minutos, chegou ao empate. No corte errado de Valencia no cruzamento, Oberman deixou tudo igual novamente em Buenos Aires.

Com o resultado de 2 a 2 e o 0 a 0 em Montevidéu, o Fluminense precisou remar novamente para, pelo menos, vencer por 4 a 2. Refeito do gol do Argentinos Juniors, o Tricolor foi para cima e, aos 23 minutos, Rafael Moura desempatou.

No Uruguai, o placar não foi alterado. Sendo assim, os últimos oito minutos foram sensacionais. Fluminense e Argentinos Juniors precisavam de um gol para se classificar. Melhor sorte para os brasileiros. Aos 43min, Fred cobrou um pênalti duvidoso, fez o quarto e garantiu o Tricolor nas oitavas de final da Libertadores.

Ficha da Partida

Argentinos Juniors Argentinos Juniors Técnico: Pedro Antonio Troglio
20. Navarro
17. Sabia
4. Torren
10. Oberman
2. Gentiletti
18. Sánchez Prette
3. Prósperi
6. Escudero
24. Basualdo
14. Laba
8. Mercier
19. Rius
22. Niell
21. Salcedo
2 4
Fluminense Fluminense Técnico: Enderson Moreira
12. Ricardo Berna
2. Mariano
3. Gum
5. Edinho
16. Júlio César
24. Tartá
17. Valencia
8. Diguinho
25. Araújo
7. Marquinho
11. Conca
9. Fred
19. Rafael Moura
23. Fernando Bob

Data: 20/04/2011 - 21h50

Local: Diego Armando Maradona

Ãrbitro: Wilmar Roldan

Auxiliares: Abraham Gonzáles e Javier Camargo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host