Topo

Libertadores - 2019

Última camisa usada pelo Fenômeno vira 'troféu' para algoz do Corinthians

Muito marcado pelo Tolima, Ronaldo não foi decisivo no último jogo de sua carreira - Fernando Vergara/AP
Muito marcado pelo Tolima, Ronaldo não foi decisivo no último jogo de sua carreira Imagem: Fernando Vergara/AP

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

16/03/2011 12h05

Algoz do Corinthians na primeira fase da Copa Libertadores 2011, o Deportes Tolima entrou para a história do futebol brasileiro como o último adversário da carreira do ex-atacante Ronaldo. Entre os jogadores da equipe colombiana, há quem tenha deixado o campo na vitória por 2 a 0 em Ibagué, no dia 2 de fevereiro, com recordações que podem lhe render muito dinheiro daqui a alguns anos.

CARRASCO CORINTIANO ELOGIA RONALDO

  • Gustavo Andrade/UOL Esporte

    Autor de gol na vitória do Tolima sobre Corinthians, Medina foi presenteado com a camisa de Ronaldo

Autor do segundo gol do triunfo do Deportes Tolima, aos 33 minutos do segundo tempo, Wilder Medina deixou o gramado com a camisa utilizada por Ronaldo em seu último jogo oficial. “Por essa camisa, eu poderia ganhar muito dinheiro, mas não tem preço. Guardarei a camisa até quando Deus me der saúde”, afirmou o atacante, que atuará pelo time colombiano, nesta quarta-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré, contra o Cruzeiro, pelo grupo 7 da libertadores.

Apesar do apreço demonstrado pelo presente do Fenômeno, que se valorizou muito com o anúncio da sua aposentadoria, o atacante do Tolima revela que a camisa está guardada junto a outras. “Mas esta é muito especial, porque foi a última que Ronaldo usou em um jogo oficial. É um grande presente”, ressalvou.

Carrasco corintiano, Wilder Medina fez questão de enaltecer a forma como o maior artilheiro da história das Copas do Mundo recebeu o assédio dos jogadores colombianos. “Ronaldo é uma grande pessoa, que apesar de tudo que conquistou, tratou todos com muita humildade realmente extraordinária. Conversamos algumas coisas e segue meu ídolo mesmo tendo se retirado do futebol”, disse.

Doze dias após a derrota do Corinthians por 2 a 0 em Ibagué, Ronaldo anunciou sua aposentadoria. Na sua despedida, quando esteve acompanhado dos filhos, o Fenômeno chorou e pediu desculpa pelo fracasso na Copa Libertadores.

A eliminação para o Tolima, um vexame histórico, já que o Corinthians foi o primeiro clube brasileiro, desde o início da fase pré-Libertadores, em 2005, a ter sido desclassificado, foi decisivo para o fim da carreira do Fenômeno, com contrato ainda em vigor com o clube paulista.

A gente fica feliz pelo resultado e triste por ele ter encerrado a carreira. O Ronaldo foi um jogador importante para todo o mundo. Sentimos orgulho de ter participado disso

ANTONY SILVA, GOLEIRO DO TOLIMA

Entre os jogadores da equipe colombiana, no entanto, o discurso é de que eles não colocaram um ponto final na carreira do atacante. Segundo os atletas do Deportes Tolima, nunca houve esse pensamento entre eles que a carreira de Ronaldo foi encerrada por causa do time em que atuam.

“A carreira dele foi encerrada porque era o momento. Em nenhum momento nós pensamos que acabamos com sua carreira. Para nós, segue sendo um ídolo, uma referência no futebol mundial e mantemos por ele o respeito”, avaliou o meia Rafael Castillo.

Esse jogador, assim como seus companheiros, procura demonstrar humildade ao lembrar da vitória que encerrou precocemente a participação corintiana na Libertadores. “Estávamos numa boa noite contra o Corinthians, fizemos todos uma boa partida, não passa disso. Fomos superiores à grande equipe do Corinthians e isso foi importante”, avaliou.

O mesmo argumento é apoiado pelo técnico Hernán Torres. “Penso que Ronaldo não encerrou sua carreira porque perdeu aquele jogo por 2 a 0. Ele anunciou a aposentadoria porque viu aquele que era o momento certo para parar. Temos que reconhecer seu talento e toda a alegria que nos deu por suas apresentações. Naquela partida, jogamos bem diante uma equipe de grande categoria”, disse.

ALEGRIA PELO TALENTO DO FENÔMENO

  • Gustavo Andrade/UOL Esporte

    Técnico do Tolima, Hernán Torres, diz que Ronaldo encerrou a carreira por ter chegado a hora certa

Em duas partidas contra o Corinthians de Ronaldo, o Deportes Tolima manteve sua defesa invicta. Antes da derrota por 2 a 0 em território colombiano, Ronaldo e companhia não conseguiram vencer em casa e empataram sem gols com a equipe colombiana no Pacaembu.

Para Hernán Torres, sua equipe teve inteligência ao parar Ronaldo. “Contamos com muita inteligência dos nossos jogadores e com muita organização. O futebol brasileiro tem grande talento e capacidade, independente dos nomes que tenha a equipe e sempre queremos fazer grandes partidas para ter um resultado positivo”, ressaltou.

Arqueiro do Deportes Tolima nos dois confrontos com o Corinthians, o goleiro Antony Silva se disse orgulhoso por ter participado do último jogo da carreira de Ronaldo. Mais do que isso. Coube a ele defender o último chute dado pelo Fenômeno em sua vitoriosa carreira.

“A gente fica feliz pelo resultado e triste por ele ter encerrado a carreira. O Ronaldo foi um jogador importante para todo o mundo. Sentimos orgulho de ter participado disso”, comentou o goleiro, que teve passagem pelo futebol paulista, onde defendeu o Marília.