UOL Esporte Libertadores
 
Nabor Goulart/Agência Freelancer

Douglas marcou de pênalti no primeiro tempo e fechou a vitória gremista por 3 a 0

17/02/2011 - 21h43

Grêmio vence Oriente Petrolero com 2 de Douglas e "ajuda" de juiz e goleiro

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O Oriente Petrolero foi o melhor adversário enfrentado pelo Grêmio até agora em 2011, mas não o suficiente para vencer nesta quinta-feira, no Olímpico. O time tricolor contou com a "ajuda" do árbitro Líber Prudente e do goleiro boliviano Suárez para fazer 3 a 0, gols de Douglas duas vezes e Gilson. Com algumas dificuldades no primeiro tempo, mas muito superior no segundo, os comandados de Renato Gaúcho comemoram o resultado na estreia da fase de grupos da Libertadores.

Com três pontos, o Grêmio iguala o Júnior de Barranquilla, que venceu o León de Huánuco por 2 a 1. O primeiro lugar no grupo 2 se deve ao saldo, já que os brasileiros fizeram 3 gols de diferença. Em 3º aparece o León, e em 4º o Oriente Petrolero.  


A próxima rodada aponta o enfrentamento entre Grêmio e Júnior de Barranquilla, na Colômbia, dia 24 (próxima quinta-feira) às 23h45 (horário de Brasília). O Oriente Petrolero, por sua vez, enfrenta o León de Huánaco, dia 23 (próxima quarta-feira), às 17h15 (horário de Brasília).

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
11min - Douglas chuta sem dificuldade para o goleiro Suárez
14min - Carlos Alberto recebe de Douglas e chuta para defesa de Suárez
19min - GOOOLL ANULADO DO GRÊMIO!! Borges recebe de André Lima, mas domina com o braço antes de marcar. O juiz anula o gol
20min - Arce chuta e Victor coloca para escanteio
25min - Gabriel dribla seu marcador e cruza, mas Lúcio chuta para fora
28min - Fábio Rochemback toca para Borges que rola para Douglas chutar para fora
43min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Douglas desloca o goleiro em cobrança de pênalti e abre o placar
SEGUNDO TEMPO
2min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Borges chuta fraco, Suárez larga e Gilson marca o segundo do Grêmio
7min - Rodolfo cabeceia para linda defesa de Suárez
24min - GOOOOLLLL DO GRÊMIO!!!! Lúcio cruza da esquerda e Douglas chuta para fazer o terceiro

O Grêmio esteve longe de encontrar facilidade. A forte marcação do Oriente Petrolero reduziu os espaços e obrigou o time tricolor a tentar jogadas em profundidade, mas sem sucesso. Até os 10 minutos de jogo, nenhum arremate em gol havia acontecido. O primeiro foi a 11 minutos, com Douglas.

Depois disso o time tricolor se encontrou no jogo e passou a contar com apoio dos meio-campistas para chegar ao ataque. Na única jogada tramada pela dupla formada por André Lima e Borges o Grêmio chegou a marcar, mas o ex-são-paulino dominou com o braço e acabou vendo seu gol anulado.

O Grêmio conseguiu encaixar seu esquema no Oriente Petrolero. Até o fim do primeiro tempo chances foram perdidas uma atrás da outra. No entanto, o adversário se mostrou o mais perigoso a enfrentar o Grêmio até agora, alternando boas subidas ao ataque e nunca sendo totalmente acuado em sua defesa.

Gabriel brilha e 'cava' pênalti

Aos 41 do primeiro tempo, quando a partida parecia definida com placar em branco, brilhou a estrela de Gabriel. O lateral-direito deu lindo drible em seu marcador e tentou cruzamento. A bola tocou no rosto de Terrazas, mas o árbitro assinalou pênalti entendendo que havia sido no braço. Na cobrança, Douglas deslocou o goleiro e fez 1 a 0.

Gol cedo, bronca e terceiro

O Grêmio precisou só de 2 minutos de segundo tempo para ampliar a vantagem. Depois de ser "ajudado" pelo árbitro, foi a vez do goleiro Suárez, do Oriente Petrolero, dar uma mãozinha. Borges chutou fraco e o arqueiro deu rebote. Gilson empurrou para o gol vazio fazendo o segundo gremista.

Depois do gol, o jogo que era complicado virou todo para os brasileiros, que seguiram pressionando. Abalados, os bolivianos tentavam escapadas em velocidade, mas esbarravam na bem postada defesa gremista.

Aos 20 minutos do segundo tempo, Douglas tentou um drible entre as pernas do adversário. A jogada foi perdida, e o Oriente Petrolero esteve perto de marcar. Renato Gaúcho deu uma bronca no camisa 10, que revidou não aceitando a cobrança. No lance seguinte, Lúcio cruzou e Douglas marcou, se redimindo com o comandante.

Ainda houve tempo para Escudero fazer sua estreia com a camisa do Grêmio e o Olímpico comemorar a vitória que se apresentou difícil no primeiro tempo, mas acabou tranquila.

A outra partida do grupo 2 da Libertadores aconteceu mais cedo. Em Huánaco-PER, o time da casa (León) perdeu para o Júnior de Barranquillha, da Colômbia, por 2 a 1. O primeiro gol foi marcado por Viáfara, aos 24 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Bacca aumentou a vantagem aos 22 minutos. Elias descontou para o time da casa aos 43 do segundo tempo. O time colombiano ainda teve Amaya expulso, mas conquistou os três pontos. O jogador não enfrentará o Grêmio na próxima rodada da Libertadores.

Porém, antes de pensar na competição continental, o Grêmio terá pela frente a partida contra o Ypiranga, pelas quartas de final da Taça Piratini - primeiro turno do Gauchão. O duelo está marcado para domingo às 16h, no Olímpico.

Ficha da Partida

Grêmio Grêmio Técnico: Renato Gaúcho
1. Victor
2. Gabriel
3. Paulão
25. Rodolfo
6. Gilson
5. Fábio Rochemback
11. Lúcio
18. Maylson
22. Carlos Alberto
8. Adilson
10. Douglas
9. Borges
21. André Lima
24. Escudero
3 0
Oriente Petrolero Oriente Petrolero Técnico: Ariel Cuffaro Russo
1. Hugo Suárez
2. Miguel Hoyos
5. Alejandro Schiapparelli
3. Meleán
6. Gustavo Camaño
23. Luis Gutierrez
8. Fernando Saucedo
13. Diego Terrazas
7. Aguirre
21. Joselito Vaca
10. Jhasmani Campos
11. Peña
18. Maurício Saucedo
17. Juan Carlos Arce

Data: 17/02/2011 - 19h45

Local: Olímpico Monumental

Ãrbitro: Líber Prudente

Auxiliares: William Casavieja e Carlos Pastorino

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host