UOL Esporte Libertadores
 
Mauricio Duñas/EFE

Corintianos deixam gramado após eliminação na Pré-Libertadores diante do Tolima

02/02/2011 - 23h55

Corinthians dá vexame, leva 2 a 0 é o 1º brasileiro a cair na Pré-Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma derrota por 2 a 0 para o Deportes Tolima, na Colômbia, significou o maior vexame do Corinthians na história da Libertadores. Depois de um frustrante empate por 0 a 0 no Pacaembu, o time de Parque São Jorge viajou pressionado à cidade de Ibagué, jogou muito mal na noite desta quarta-feira e levou dois gols no segundo tempo.

Dessa forma, pela primeira vez desde que a fase Pré-Libertadores foi criada, em 2005, um clube brasileiro é eliminado sem atingir a fase de grupos. O fiasco compromete toda a temporada corintiana, que terá dias difíceis pela frente. Restam o Campeonato Paulista e o Brasileiro, e agora o técnico Tite pode perder o emprego.

O primeiro gol do Tolima, anotado por Santoya, surgiu em um lance que a defesa alvinegra ficou em linha, erro cometido desde o primeiro jogo, no Pacaembu.

O peruano Ramírez, que estreou bem no último domingo, só piorou a situação. Ele entrou logo depois do primeiro gol e foi expulso depois de dar uma cotovelada no adversário.  

A opção de Tite de sacar Bruno César e escalar Paulinho no meio-campo para corrigir a deficiência na armação, apresentada durante a partida de ida no Pacaembu, não surtiu efeito. Jorge Henrique ficou com a incumbência de buscar o jogo para abastecer Ronaldo e Dentinho na frente. Entretanto, se escondeu.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
1min - Medina recebe em profundidade, dribla Castan duas vezes e, na saída de Júlio César, chuta para fora
8min - Júlio César!!! Contra-ataque para o Tolima, Castillo recebe sozinho pela esquerda, avança e chuta. Júlio César sai bem do gol e espalma
SEGUNDO TEMPO
6min - Primeira boa chance de gol do Corinthians no jogo. Ronaldo ajeita e Paulinho chuta colocado. O goleiro Anthony Silva se estica tudo e manda para escanteio
10min - Corinthians aperta a saída de bola, Ronaldo pega sobra e chuta. Anthony Silva voa e espalma
21min – GOOOOLLLL DO TOLIMA!!!! Santoya recebe nas costas da zaga, que mais uma vez estava em linha, e bate no ângulo, na saída de Júlio César
33min - GOOOOLLLL DO TOLIMA!!!! Murillo cruza na área, Medina aparece sozinho e cabeceia

O time da casa imprimiu uma pressão nos 20 minutos iniciais, quando finalizou a gol cinco vezes. Em uma delas, Castillo avançou sozinho pela direita e chutou. Júlio César fechou bem o ângulo e espalmou.

A defesa corintiana atuou em linha, fato que facilitou os lançamentos em profundidade nas costas da zaga. Fábio Santos, substituto de Roberto Carlos, aparentou estar sem ritmo de jogo, e pelo seu lado o Tolima chegou com mais frequência no primeiro tempo.

Para sorte dos brasileiros, os colombianos falharam na finalização. Segundo o Datafolha, foram dez finalizações erradas e apenas uma certa.

A partir dos 30min, o Corinthians conseguiu ficar mais tempo com a bola no pé, porém sem qualidade para chegar ao gol adversário. Errou muitos passes – um aproveitamento pífio de 66%.

O goleiro Júlio César culpou o gramado. “Está difícil de dominar a bola, até para bater o tiro de meta está complicado porque o campo está muito ruim. Pelo menos não tomamos o gol. Vamos procurar voltar melhor no segundo tempo”, declarou o camisa 1, na saída para o intervalo.

A primeira boa jogada corintiana ocorreu somente aos 6min do segundo tempo. Após troca de passes pelo lado esquerdo do ataque, Ronaldo ajeito, Paulinho chutou e o goleiro Silva mandou pela linha de fundo.

VEJA ANÁLISE DOS BLOGUEIROS DO UOL

Juca Kfouri
Quase tudo como previsto. Leia a opinião completa
Vitor Birner
A zebra de Tolima desclassificou o Corinthians que deixou outra marca negativa em Libertadores. É o primeiro brasileiro eliminado na pré-Libertadores. Confira a análise

Os corintianos adotaram como estratégia apertar a saída de bola do adversário, e o Tolima demonstrou fragilidade. Ronaldo aproveitou uma sobra e obrigou o goleiro da casa voar para espalmar.

Quando a equipe de Parque São Jorge parecia melhor, a defesa mais uma vez ficou em linha, Santoya apareceu sozinho na cara do gol e finalizou de forma perfeita.

Tite mandou Danilo e Ramírez a campo, nos lugares de Paulinho e Dentinho. O peruano ficou em campo durante três minutos e foi expulso. O árbitro viu uma cotovelada do camisa 18.  

Aos 32min, Murillo cruzou na área e Medina marcou de cabeça: 2 a 0.

Ficha da Partida

Deportes Tolima Deportes Tolima Técnico: Hernán Torres
12. Antony Silva
6. Gerardo Vallejo
2. Julián Hurtado
5. Yair Arrechea
24. Félix Noguera
21. Diego Chará
8. Gustavo Bolivar
13. Rafael Castillo
16. Santoya
10. Elkin Murillo
18. Piedrahita
25. John Hurtado
19. Wilder Medina
7. Closa
2 0
Corinthians Corinthians Técnico: Tite
1. Júlio César
2. Alessandro
3. Chicão
4. Leandro Castan
16. Fábio Santos
19. Edno
5. Ralf
8. Jucilei
7. Paulinho
20. Danilo
23. Jorge Henrique
11. Dentinho
18. Ramirez
9. Ronaldo

Data: 02/02/2011 - 22h00

Local: Manuel Murillo Toro

Ãrbitro: Roberto Silvera

Auxiliares: Mauricio Espinoza e Carlos Changala

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host