UOL Esporte Libertadores
 
05/05/2010 - 00h15

Vélez pressiona, vence, mas Chivas se classifica na Libertadores

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Santiago Silva fez um dos gols do Vélez, mas não conseguiu evitar a eliminação do time argentino

    Santiago Silva fez um dos gols do Vélez, mas não conseguiu evitar a eliminação do time argentino

A estreia tardia nesta edição da Copa Libertadores não foi problema para o Chivas Guadalajara, que na noite desta terça-feira garantiu sua classificação para as quartas de final da competição continental mesmo com uma derrota por 2 a 0 frente ao Vélez Sarsfield, na Argentina.

Como havia vencido o jogo de ida por 3 a 0 no México, o Chivas carimbou a vaga e agora espera o vencedor de Libertad e Once Caldas, que jogam na quinta-feira no Paraguai. A partida de ida terminou empatada em 0 a 0. Com isso, os colombianos jogam pela igualdade com gols.

Após abrir o placar logo com 3min de jogo, o Vélez pressionou o jogo todo, perdeu diversas chances de ampliar, marcou o segundo gol aos 44min do segundo tempo, foi para o desespero nos 4min de acréscimos dados pelo árbitro Wilson Seneme, mas saiu de campo eliminado da Copa Libertadores.

O jogo

Mesmo precisando golear para passar à próxima fase da Copa Libertadores, o técnico Ricardo Gareca lançou o Vélez a campo com apenas dois atacantes, frustrando parte da torcida que esperava Martínez fechando o trio de ataque, com a saída de um dos dois laterais.

Com três minutos de jogo, porém, o Vélez já abria o placar exatamente na sua principal jogada: bola cruzada na cabeça de Santiago Silva. O uruguaio El Tanque, que teve uma passagem frustrada pelo Corinthians, recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou no chão, no canto baixo esquerdo do goleiro Sánchez, que nada conseguiu fazer para impedir o primeiro gol argentino.

Com uma lesão muscular, Santiago Silva havia ficado de fora do jogo de ida, no México, e voltava à equipe exatamente nesta terça. Tendo como parceiro de ataque o seu compatriota López, o uruguaio era o principal motivo de preocupação para o Chivas, que, recuado, aceitava o jogo do Vélez. Os mexicanos só chegaram ao ataque duas vezes, em uma falta batida de longe que quase encobriu Barovero e em um chute de longa distância que bateu no lado de fora da rede do gol do Vélez.

Mas, apesar do gol, Santiago Silva não estava inspirado. Aos 30min, sozinho no meio da área, tentou cabecear no chão, mas mandou à meia altura, no meio do gol, em cima do goleiro. Seus companheiros não iam melhor, e, aos 37min, quem perdeu chance clara foi Morález, embaixo das traves. A falta de sorte era tanta que, quando Otamedi acertou um chute a queima-roupa, da pequena área, Sanchéz defendeu no susto, com o olho esquerdo, precisando ser atendido em campo.

O panorama pouco mudou na segunda etapa. O Chivas, entre os 10min e os 20min, até se arriscou no ataque, algo que não havia feito nos primeiros 45min de jogo, mas foi o Vélez que mais criou, travando na falta de pontaria de seus atacantes, perdendo um gol atrás do outro, sempre com a bola passando muito perto das traves. Foram pelo menos cinco chances desperdiçadas assim.

O Chivas, que poderia ainda tomar até mais um gol, fazia a sua parte, cadenciando o jogo, mostrando ao Vélez que mexicano também sabe fazer catimba. O árbitro brasileiro Wilson Seneme até punia a cera, mas a equipe de Guadalajara inovou com um revezamento de batida de tiro de meta. A cada amarelo dado ao cobrador, a equipe mudava o jogador que daria o chutão.

Aos 44min, Zárate, que havia entrado no lugar de Zapata, completou cruzamento de cabeça no segundo pau, em saída ruim de Sanchéz, e descontou. Nos cinco últimos minutos, a área do Chivas viu um congestionamento de jogadores, muitas bolas alçadas, mais três chances do Vélez, muito nervosismo, e os mexicanos classificados. Ao fim da partida, muitas palmas da torcida argentina para sua equipe.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host